terça-feira, 11 de setembro de 2012

CONSELHEIROS DE SAÚDE DE CUBATÃO ASSISTEM PALESTRA SOBRE ODONTOLOGIA HOSPITALAR

     
 O Conselho Municipal de Saúde de Cubatão recepcionou em sua reunião ordinária do mês de agosto a Dra. Vanessa Tilly Moutinho da Silva, Cirurgiã Dentista  do Corpo Clínico Multidisciplinar do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Pós Graduada em Odontologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a ilustre convidada ministrou palestra sobre o tema que tem polarizado as atenções no setor terciário de atendimento à saúde.
Segundo Dra. Vanessa, a assistência à saúde em âmbito hospitalar exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar, introduzindo desse modo a atuação da Odontologia dentro dos hospitais.
Neste ambiente o Cirurgião Dentista é parte integrante de uma equipe multidisciplinar na qual as responsabilidades com o paciente são compartilhadas dentre todos os profissionais (médicos, enfermagem, etc.) responsáveis pelo paciente.
Na maioria dos casos os pacientes assistidos em âmbito hospitalar apresentam condição de saúde que contraindica ou impede a realização de intervenções no consultório odontológico, devido à falta de infra-estrutura ou equipe treinada para tal.     
 
      
Por outro lado, o atendimento odontológico a pacientes hospitalizados portadores de enfermidades sistêmicas contribui efetivamente para a recuperação destes. Sendo assim, faz-se importante  a inclusão do Cirurgião Dentista bem como sua equipe auxiliar (Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal) dentro dos hospitais (UTI, enfermarias e em nível ambulatorial).
Para o paciente em regime de convalescença ou tratamento, a assistência odontológica em ambiente hospitalar é favorecida por contar com maiores recursos diante de situações de urgência e emergência, além do trabalho, quando em equipe, proporcionar melhores condições de saúde ao paciente.
A atuação da equipe se concretiza na promoção, proteção e recuperação da saúde bucal dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e nas próprias enfermarias hospitalares onde recebem cuidados assistenciais, educativos e preventivos em saúde bucal, como forma de melhorar o quadro clínico desses pacientes e viabilizar a recuperação mais rápida de seu quadro de saúde geral.
Após a apresentação, Dra. Vanessa foi sabatinada pelos membros do Conselho e recebeu convite do conselheiro Manoel Tavares, representante do SINDIHOSP, para expor o tema em evento dirigido aos representantes de todos os hospitais que integram o sindicato.
 
 

2 comentários:

  1. Bom dia Dr. adelson ,
    solicitamos e fomos atendidos pelo deputado e hoje presidente nacional do partido socialismo e liberdade(PSOL) atraves de emenda parlamentar uma verba de R$ 350 mil , para a saúde mental de cubatão , e corremos o risco de perder essa verba , peço encarecidamente ao conselho para encaminhar um pedido de uma solicitação de um projeto a prefeitura municipal de cubatão em benefício as pessoas com essas dificuldades patológicas
    desde já antecipo nossas admirações

    um forte abraço

    toninho da eletrica
    Presidente do Partido Socialismo e Liberadade(PSOL) cubatão

    ResponderExcluir
  2. Edélcio, é sempre um enorme prazer poder contribuir!!
    Grande abraço e parabéns pelo blog!
    Vanessa

    ResponderExcluir