sábado, 15 de junho de 2013

MINHA AULA NO CURSO DE ASB TURMA 17


Ministrei, hoje, parte do conteúdo da minha disciplina para a 17ª turma do Curso de Capacitação de Auxiliar em Saúde Bucal da ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD.
A cada turma nova que se inicia sinto a responsabilidade aumentar face à grande atração que essa profissão vem exercendo em pessoas que procuram uma chance de ter um emprego estável e que seja gratificante e promova satisfação no seu exercício. Ainda levo em conta o prestígio desse curso junto à população, graças ao excelente trabalho desenvolvido pala Coordenadora, Dra. Maria Regina da Silva Amorim e ao grupo de docentes de alto nível incorporados ao curso.
E, desta vez, fomos até surprendidos pelo número de interessados que participaram da seleção e proporcionou um grupo de mais de 70 alunos que amplia em gênero , número e grau a responsabilidade de conduzirmos as aulas até a sua conclusão.

Em minha aula abordei temas importantíssimos, iniciando pelos conceitos de Ética e Ética Profissional na Odontologia; Perfil de Competências exigido para aqueles que querem assumir essas profissões; Regulamentação das Profissões de ASB e TSB; Planejamento na Escolha da Profissão, Trabalho em Equipe e, Saúde Coletiva e a Atuação do ASB e TSB nos Serviços Públicos de Saúde.


Costumo dizer aos alunos, ao iniciar a aula, que a minha disciplina é embasada muito mais em conhecimentos teóricos, portando uma das disciplinas mais difíceis para a assimilação de novos conhecimentos, sem aulas práticas, mas a dinâmica com a qual que eu conduzo as aulas, promovendo a interatividade entre alunos e professor, de forma a estimular o envolvimento pleno em debates, acaba colocando-os como protagonistas da história no processo ensino-aprendizagem.
Com isso, a participação efetiva com troca de experiências acaba por prepará-los para todo o andamento das atividades pedagógicas, ajudando na integração com professores de outras disciplinas.
A minha participação não se completa neste dia de ações intensas, visto que, ainda volto para abordar o tema "Concursos Públicos e Processos Seletivos" e aplicação de uma prova simulada para concursos públicos, onde os educandos testam os seus conhecimentos paraos futuros concursos reais.

Desejo a esses alunos um curso eficaz e eficiente que os credencie a ingressar no mercado de trabalho e que alcancem o sucesso tão almejado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário