sábado, 24 de agosto de 2013

ESTEJA COM DEUS, AMIGO CAMPOS!

Peço licença aos meus leitores acostumados a acompanhar minhas postagens sobre a odontologia e seus profissionais, para escrever algumas linhas sobre o passamento de uma grande personalidade
da política de Cubatão, cidade a qual assumi como minha mãe adotiva e a cuja população dediquei o maior tempo da minha vida profissional.
Refiro-me ao ilustre e já saudoso Prefeito, Dr. Carlos Frederico Soares Campos, resonsável por grandes transformações nesse município da Região Metropolitana da Baixada Santista, notadamente nas áreas de educação e saúde.
E, foi por conta da sua vontade férrea de ampliar e melhorar a qualidade do ensino, aliada à oferta de programas educativos e preventivos em saúde e saúde bucal à comunidade escolar de Cubatão, que eu tive a oportunidade de ingressar no quadro funcional da então COSAP - Coordenadoria  de Saúde Pública Municipal, momento em que passei a integrar a Equipe do SAMOE - Serviço de Assistência Médico-Odontológica  Escolar.
Assim, foi por cumprimento à plataforma de trabalho conjunta entre a Coordenadoria de Saúde e Coordenadoria de Educação que o nosso digníssimo Prefeito começou a efetivar a construção de escolas que, além da estrutura educacional em si, passaram a ser contempladas com os "GABINETES ODONTOLÓGICOS" . Vale lembrar a participação decisiva do Dr. Sylvio Schlittler, Cirurgião Dentista, Chefe do SAMOE à época, no incremento das ações de saúde em parceria integral com o Prefeito Campos.
Foi assim, que, uma semana após assumir o cargo de Cirurgião Dentista, eu fui designado para atender, no período vespertino, as crianças da recém inaugurada EMEI Estado do Ceará, fato esse determinante para começar a vivenciar aquela que seria a melhor experiência na minha carreira odontológica.

Mesmo, após Cubatão deixar de ser Área de Segurança Nacional, voltando a ter a eleição de seu prefeito através do voto direto, Campos continuou a sua vida pública  na cidade que adotou e aprendeu a amar, passando, primeiramente a exercer  o principal cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social, época na qual pude estreitar meus laços de amizade com essa notável figura que me fez, pela primeira vez, me ligar a um partido político, o PDC - Partido Democrata Cristão,  através do qual vim a conhecer outras ilustres personagens da política de nossa cidade, dentre as quais destaco o queridíssimo médico, Dr. Alberto Pessoa, notável seguidor do Prefeito Campos. Foi nessa época, mais precisamente em abril de 1992, que o Secretário de Desenvolvimento Social indicou meu nome ao então Prefeito Nei Serra para assumir o cargo recém criado de Coordenador Odontológico, dando início a uma das melhores fases da minha jornada como trabalhador da saúde coletiva. Foram, apenas, 8 meses no cargo, até o final dessa administração, mas, foram meses marcantes nos quais pude formar uma equipe competente com a qual consegui promover um trabalho de excelência e que começou a projetar o nome do município no cenário nacional  da odontologia em saúde coletiva.


O nosso personagem ilustre, assumiu, ainda, na primeira administração do Prefeito Clermont, a Secretaria Municipal de Educação, onde também deixou a sua marca de grande administrador, numa área a qual sempre se dedicou desde a sua nomeação como Prefeito. 


Nos últimos anos, após a perda de sua querida esposa, a grande companheira de sua vida, teve a sua saúde abalada, mas, mesmo assim, não abandonou a cidade que acolheu, inclusive apoiou publicamente a campanha de Nei Serra, nas últimas eleições municipais.


Infelizmente, Deus o chamou, sem antes, ter a oportunidade de poder assistir as mudanças que a sua cidade adotiva tanto necessita para recuperar-se do caos instalado, mas, sei que de onde está agora, estará sempre torcendo para a volta da dignidade da população e, também dos servidores municipais, a quem sempre prestigiou, valorizou e enobreceu!



Descanse em paz, meu nobre amigo, mas continue a zelar por nós, cubatenses!!!












:

Nenhum comentário:

Postar um comentário