domingo, 18 de agosto de 2013

O SUCESSO DA 4ª CONPA - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS PROFISSÕES AUXILIARES EM ODONTOLOGIA

 
Estive participando, nos dias 15 e 16 de agosto de 2013, da 4ª CONPA - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS PROFISSÕES AUXILIARES EM ODONTOLOGIA, como representante da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD.
Após 10 anos da realização da 3ª CONPA e quatro anos e meio depois da sanção e publicação da Lei Nº 11.889 que veio regulamentar as profissões de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, com apoio de todos os conselheiros, resolveu convocar essa nova conferência que teve o objetivo de rediscutir os aspectos normativos referentes não só ao ASB e TSB, mas, também ao TPD e APD, em vista da necessidade de se atualizar as normas de atuação desses profissionais, com embasamento, inclusive, no novo Código de Ética Odontológica em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2013.

Alicerçada no Tema Central "Perspectivas Para o Exercício das Profissões Auxilares da Odontologia no Brasil" a Comissão Organizadora elaborou uma programação para o primeiro dia, composta de Conferência e Simpósios direcionados distintamente para ASB's e TSB's, e APD's e TPD's, onde os participantes tiveram a oportunidade de assistir e se envolverem em debates com legítimos representantes da categoria odontológica.
A 4ª CONPA teve o seu início no dia 15, através da solenidade de Abertura, presidida pelo Dr. Ailton, em cujo discurso exaltou a importância da decisão de convocar a 4ª Conferência, em vista da necessidade de promover alterações nas normas vigentes com o objetivo de acompanhar o crescimento da participação nos setores público e privado.
O Presidente do CFO acolheu e deu boas vindas aos Cirurgiões Dentistas, TSBs, ASBs , TPDs e APDs delegados oriundos de todos os estados brasileiros e desejou sucesso nos trabalhos no desnrolardo evento.
SOLENIDADE DE ABERTURA
 
Os trabalhos foram iniciados com a conferência "Os aspectos Éticos e Legais para o Exercício das Profissões Auxiliares em Odontologia no Brasil" ministrada pelo Dr. Juan Reguengo Rodrigues, Procurador Jurídico do CFO.
Mais precisamente, no evento voltados aos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, o programa constou do Simpósio que teve como tema geral "A Realidade das Profissões de Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal no Brasil" em que o Dr. Paulo Capel Narvai, estudioso e participante ativo da evolução da odontologia brasileira através dos tempos e um do grandes responsáveis pela organização da ações de saúde bucal no SUS, apresentou um Histórico das Profissões , traçando um perfil desde a introdução do Higienista Dental pelo SESP - Serviço Especial de Saúde Pública na cidade de Aymorés, em Minas Gerais até os dias atuais.


EM DESTAQUE DR. CLAUDIO MIYAKE - PRESIDENTE DO CROSP

Em seguida, a Cirurgiã Dentista Cristiana Leite Carvalho abordou a Formação e Capacitação Profissional dos ASBs e TSBs. O grupo de simposiastas foi completado pela Cirurgiã Dentista Zita de Castro Machado do Estado do Paraná que discorreu sobre As Perspectivas Para o Futuro das Profissões, e ainda, pela TSB Irene Rodrigues, grande lider da categoria,  discorrendo sobre As Profissões Auxiliares Frente ao Código de Ética.
 
A PARTICIPAÇÃO DA TSB IRENE RODRIGUES NO SIMPÓSIO
 
Após as quatro exposições os apresentadores compuseram a mesa, e sob a ativação do Dr. Marco Antonio Manfredini, Secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, participaram de um amplo debate com a platéia presente, como forma de enriquecer as discussões em cima do  documento base elaborado em cima das propostas encaminhadas dos relatórios finais das PRÉ CONPAS realizadas previamente em todos os estados brasileiros.

MESA DOS DEBATES
 
O segundo dia do evento, constou da realização dos Grupos de Debates como forma de analisar, discutir e aprovar as propostas a serem incluídas no Relatório Final da Conferência, e que nortearão as futuras ações de promoção da valorização da categoria.

MOMENTO DE VOTAÇÃO

Os participantes foram divididos em dois grupos, que, separadamente, avaliaram as propostas uma a uma, e, ao final os dois grupos compuseram a Plenária Final, de forma unificar e aprovar as propostas finais emanadas de cada grupo.
 
DR. AILTON PRESIDINDO A PLENÁRIA FINAL

A redação final do documento ficará a cargo da Comissão Relatora, e, após o parecer do Departamento Jurídico do CFO, será tranformado na Carta da 4ª Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia e encaminhada  a todos os órgãos oficiais que representam a odontologia, e a todos os órgãos administrativos das esferas federal, estadual e municipal.

Como defensor da causa do Pessoal Auxiliar da Odontologia, sinto-me extremamente honrado por ter feito parte desse momento histórico e agradeço ao Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista e Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, por me indicarem como lídimo representante dessas nobres entidades, como delegado à 4ª CONPA.
Quero regozijar-me, ainda, com todos os membros da Comissão Organizadora, por todo o empenho na realização do evento, e destacar a conselheira do CROSP, Maria Lucia Zarvos Varellis, pelo seu excelente desempenho na Coordenação do 4º Encontro Nacional de TSBs e ASBs, paralelo à 4ª CONPA.


Aos queridos amigos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal presentes na 4ª CONPA, deixo aqui expresso o meu sentimento de gratidão pela acolhida e que os prognósticos  desse evento sejam transformados em resultados concretos pela sua valorização profissional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário