quinta-feira, 17 de abril de 2014

CROSP PARTICIPOU ATIVAMENTE DO XII EPATESPO

 DR. CARLOS BOTAZZO - GRANDE DEFENSOR DA SAÚDE COLETIVA
 
De 10 a 12 de abril de 2014, em Piracicaba, o 12º Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (EPATESPO) reuniu centenas de profissionais da Odontologia e autoridades públicas da área da saúde. A equiparação salarial entre médicos e cirurgiões-dentistas foi um tema amplamente discutido. O presidente do CROSP Claudio Miyake e os Conselheiros Marco Manfredini e Wilson Chediek representaram o CROSP no evento.
O evento ainda promoveu diversos debates e apresentações de trabalhos em torno do tema “Saúde Bucal nas Redes de Atenção à Saúde: Acesso, Qualidade e O Papel do Gestor Estadual”.
Na cerimônia de abertura, em 10 de abril, a diretoria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) de Piracicaba entregou a Silvany Lemes, coordenadora de planejamento de saúde da secretaria estadual de saúde, que representava o secretário David Uip, documento solicitando a equiparação entre CDs e profissionais de medicina, além da criação de plano de carreira para a classe odontológica.
Na plenária final do EPATESPO, o assunto voltou à pauta. Foi aprovada moção sobre a equiparação, que será em breve enviada ao secretário estadual de saúde e ao governador Geraldo Alckmin.
A Plenária Final definiu que o próximo Epatespo será realizado em Araraquara, em 2016.
O Conselheiro Marco Manfredini defendeu a expansão dos gastos dos governos federal e estadual com saúde bucal; a exigência de que a Coordenação de Saúde Bucal seja feita por cirurgião-dentista; a criação dos cargos de Apoiador de Saúde Bucal nas 17 DRS e que os profissionais de saúde tenham direito à participação nos recursos provenientes do PMAQ.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário