sábado, 12 de abril de 2014

A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO DO ASB E TSB PARA VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES AUXILIARES DA ODONTOLOGIA


CARÍSSIMOS AMIGOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL
Em minhas aulas e palestras sempre defendi a necessidade desses profissionais saírem das palavras e comentários e partirem para ações concretas no sentido de buscar a valorização profissional que tanto pretendem. Se esperarem que isso aconteça naturalmente, a categoria sempre permanecerá estagnada e restrita às limitações a que é submetida.
A lei nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 que veio regulamentar as duas profissões que auxiliam diretamente o Cirurgião Dentista foi um grande avanço, mas, isso é  apenas uma pequena molécula na estrutura para chegarem ao patamar almejado e serem equiparadas à outras profissões técnicas e auxiliares.
Diariamente, eu recebo, através do Blog do Professor Edélcio Anselmo, dezenas de reclamações, queixas e questionamentos  de profissionais auxiliares e técnicos de todos os estados brasileiros com relação à situação precária dos contratos de trabalho tanto no setor privado como no setor púbico. Entre as principais queixas estão falta de um salário digno;  abstenção no pagamento do adicional de insalubridade;  extrapolação quanto às atividades inerentes e permitidas em lei; excesso de carga horária sem pagamento de horas extraordinárias; registro em carteira diverso da função exercida (por exemplo, atuar como ASB e ser registrada como recepcionista, entre tantos outros absurdos.  
Nós, Formadores e Capacitadores de TSB e ASB, temos procurado nos envolver na busca da solução desses problemas, mas, precisamos encontrar eco na própria categoria auxiliar e técnica, no sentido de se incluírem de maneira prática e objetiva para encontrarmos respostas positivas a esse trabalho de valorização desses profissionais, imprescindíveis que são para os Cirurgiões Dentistas, na conquista da excelência no atendimento odontológico.
Nesse mister, há necessidade da constituição de entidades classistas fortes e, ainda, o apoio incondicional de outras entidades que representam o Cirurgião Dentista, além de resgatar dentro do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Odontologia, o respeito e a inclusão nas suas ações, os profissionais auxiliares, dos quais destaco também o Técnico em Prótese Dentária e  o Auxiliar de Prótese Dentária, como verdadeiros atores sociais da odontologia.
No ano de 2013, já foi dado mais um grande passo, quando da realização da IV CONPA - Conferência Nacional das Profissões Auxiliares da Odontologia, convocada pelo CFO, que, acolhendo proposta formatada em reunião da ANATO – Associação Nacional dos Técnicos em Odontologia durante a realização do 2º Encontro Nacional de ASB e TSB em Santos/SP, resolveu determinar a todos os CROs a realização da PRÉ-CONPA em cada estado brasileiro, de onde surgiram relatórios estaduais com a formatação de muitas propostas que foram incluídas no Documento Base debatido na IV CONPA, em Brasília e que resultou no Relatório Final redigido pela Comissão Relatora após o evento. Porém, urge que o CFO divulgue esse relatório para embasar a luta visando o aprimoramento da Lei nº 11.889.
Em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia, através da Diretoria atual, vem tomando diversas decisões no sentido de incentivar ações que venham motivar os profissionais auxiliares a se integrarem no processo do resgate de sua importância dentro da Equipe de Saúde Bucal. O primeiro ato concreto do CROSP se deu pela aglutinação de forças para ampliar as ações da Câmara Técnica de ASB e TSB com a inclusão de novos membros dentre os quais dois Cirurgiões Dentistas  Formadores e Capacitadores, Edélcio Anselmo e Regina Amorim, que juntamente com a TSB Camila Campos serão responsáveis pela Comissão de Ensino voltada para os Cursos de Formação e Capacitação. Nos próximos dias mais formadores deverão ser incorporados à Câmara Técnica como membros colaboradores voltados também para a Comissão de Ensino.
Outra ação concreta do CROSP será a realização do Seminário de Valorização da Odontologia nos dias 24 a 26 de abril de 2014, onde todas as Câmaras Técnicas terão reuniões de Trabalho para apresentarem propostas a serem inseridas no Pacto de Valorização da Odontologia que será assinado ao final da Solenidade de Encerramento do Seminário, no dia 26 de abril.
A Câmara Técnica de ASB e TSB está inserida nesse contexto juntamente com todas as Câmaras Técnicas de Especialidades Odontológicas e em sua reunião específica, os membros titulares, colaboradores e convidados terão a oportunidade de apresentarem, debaterem e aprovarem propostas que serão incluídas, juntamente com as das outras câmaras técnicas, no documento final.
Esse é um grande momento para o engajamento de profissionais e alunos oriundos e representantes das várias instituições formadoras e capacitadoras autorizadas pelo CROSP, de forma a enriquecer o conteúdo desse documento.

Conclamo, portanto aqueles que tiverem interesse em se tornar uma grande liderança dessas duas categorias, a se inscreverem para participação no seminário, e fazer parte dessa data histórica para os ASBs e TSBs paulistas!
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário