terça-feira, 12 de agosto de 2014

Fórum de Odontologia discute o fortalecimento da saúde preventiva nos municípios

Integrar e fortalecer as ações preventivas de saúde bucal foram os principais focos do Estado com a realização do 1º Fórum da Odontologia na Atenção Básica do Amapá. O evento aconteceu nesta terça-feira, 12, no Museu Sacaca, com o tema "Panorama atual da saúde bucal dos municípios do Amapá".
A programação contou com a participação de acadêmicos de odontologia, técnicos de higiene dental, auxiliares de cirurgiões dentistas, cirurgiões dentistas e gestores da área. Durante todo o dia, houve palestras e debates acerca das ações e atividades desenvolvidas pelos municípios, além dos avanços da odontologia no Estado e no Brasil.












Comparativo
O secretário-adjunto de Saúde - Área de Atenção à Saúde, Denilson Ferreira Magalhães, presente na abertura do encontro, avaliou que o fórum será decisivo para discutir o fortalecimento da rede de atenção à saúde bucal. "O Amapá precisa avançar na atenção à saúde bucal e na oferta dos serviços de odontologia em todo o Estado".
O Amapá possui 187 consultórios odontológicos, 56% deles são particulares e apenas 82 pertencem à rede pública, com cerca de 83% desses consultórios na capital. "Os dados revelam uma grande concentração desses serviços em Macapá e Santana, precisamos avançar com a atenção à saúde bucal nos demais municípios", ponderou o secretário.
A redução gradativa das equipes de saúde bucal no Estado é outra preocupação apontada por Denilson Magalhães. Em 2008, havia 120 equipes em todo o Estado, hoje são apenas 60 equipes. Para ele, nos últimos anos, mesmo com um crescimento da população, os municípios resolveram reduzir equipes e diminuir a oferta de serviços.
Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Raimundo Nazareno de Souza Ávila, o fórum serve para avaliar, refletir e propor ações mais amplas na saúde bucal preventiva. "O dia é historico, iniciamos com o fórum que discute as ações da atenção básica na área de saúde bucal, passando agora pelo serviço especializado que é referência no Estado", destacou.
A coordenadora do evento, Nazaré Durães, disse que, a partir deste encontro, o Estado terá um diagnóstico real das ações preventivas dos municípios na saúde bucal. "Iremos propor aos municípios ações mais eficientes e permanentes para evitarmos que a nossa população recorra precocemente aos serviços de média e alta complexidade da odontologia", afirmou.

FONTE: AGÊNCIA AMAPÁ DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário