sábado, 4 de julho de 2009

Educação e prevenção em saúde bucal


Durante 30 anos fui servidor da Prefeitura Municipal de Cubatão e desde os primórdios do meu ingresso na carreira pública, recebi os ensinamentos baseados na importância da prevenção á doença, no sentido de promover a saúde de todo o cidadão, fator que está muito bem inserido na própria constituição brasileira e mais recentemente na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 que veio regulamentar o Sistema Único de Saúde no território nacional. Esta lei dispõe sôbre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços de saúde.

Com isso os municípios passaram a gerenciar as ações de saúde com o objetivo de oferecer à população todas as condições necessárias para cumprir os preceitos da constituição e do SUS.

Aqueles conhecimentos que assimilei, muito antes, nos idos de 1978, através da visão futurista de um grande profissional que já procurava investir nos projetos de educação e prevenção em saúde bucal, serviu-me de maneira insofismável para que eu pudesse incorporar os sonhos do meu gurú na odontologia social, o saudoso Dr. Silvio Schilittler, contribuindo assim para a construção da minha vida profissional dedicada principalmente às crianças do município de Cubatão.

Aqui rendo as minhas homenagens a você, meu grande amigo Silvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário