terça-feira, 14 de julho de 2009

PREVEN-TÃO


É triste ver a situação pela qual está passando o PREVEN-TÃO - Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão, porém é mais importante saber que a comunidade tem cobrado a sua continuidade. Muita gente, dentre funcionários da saúde, educação e os próprios alunos, sabem da nossa luta para manter vivo um programa que implantamos em 1997 e que se tornou modêlo de atenção no nosso país, tendo sido apresentado, inclusive, no XVI ENATESPO - Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e V Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva, realizados em Brasília no ano 2000.

Nesse mesmo ano, depois do sucesso do programa, que culminou no relatório final do Levantamento Epidemiológico realizado em 1998 pela Secretaria de Estado da Saúde, no resultado de que Cubatão, dentre os municípios paulistas, apresentou o menor índice CPOD (1.4 dentes atacados pela cárie dentária) na faixa etária de 12 anos, lançamos a Cartilha do Preven-tão, um sonho acalentado por nós há muitos anos, e que se transformou em realidade graças ao trabalho de uma equipe coesa e atuante que, independente da falta de recursos financeiros, saiu em busca de patrocínio, conseguido na época junto a Companhia Santista de Papel e a Escola Fortec que entenderam e apoiaram esse importante projeto.

Em 2002, já com o patrocínio da Petrobras, a cartilha retornou com mais força, com novo visual colorido e em forma de histórias em quadrinhos, preenchendo por sete anos as expectativas de alunos, pais e professores, sempre com uma história nova criada pela equipe de saúde bucal e transformada em uma revista informativa e lúdica pelo brilhante André HQ, cartunista de nossa cidade, que, ano a ano, foi incorporando novos personagens que chegaram a ser representados em peças teatrais pelo Grupo do Teatro do Kaos. Aliás, em 2007 a cartilha teve o seu ponto alto com o lançamento da edição comemorativa do 10º aniversário do Preven-tão.

O Preven-tão, pela sua grandiosidade, teve e deve continuar tendo correções de rumo, mas, nunca deixar se perder, até a sua extinção. A Divisão de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde é dirigida por competentes profissionais, que precisam do apoio incondicional da administração municipal, para manter viva a chama acesa em 1997 e continuar executando um programa que trouxe tantos benefícios à população infantil e adolescente de nossa cidade.

4 comentários:

  1. Muito bom este blog! Podemos indicar nossos blogs com parcerias! se desejar tem meu contato!

    ResponderExcluir
  2. Está ficando muito interessante professor...

    ResponderExcluir
  3. Amei seu Blog. Tanto que o gravei para exibir para meus alunos do Tec. em Enfermagem. Estou instalando um TSB. Minha origem: Ceará. Minha criação: São Vicente. Meus estudos: São Vicente e Santos. Minha primeira experiência de magistério: Jardim Casqueiro - Cubatão. Seu Blog me levou à década 50 - instalação da Refinaria.
    Hoje sou Goiás - Aragarças.
    Prof. Zelia dos Santos Diniz

    ResponderExcluir
  4. Cara Zélia.Fiquei feliz em saber que o meu blog fêz parte de apresentação para os seus alunos do Curso Técnico em Enfermagem.Mais ainda que vc já fez parte do ensino no Jardim Casqueiro, aliás, bairro onde moro.Gostaria que voce me passasse e mail para mantermos contato.
    Abraço
    Edélcio

    ResponderExcluir