domingo, 12 de julho de 2009

Técnico em Saúde Bucal - que profissão é essa?


Recentemente, o Presidente da República sancionou a lei que tornou em profissão o exercício da função de Técnico em Saúde Bucal, mas, a responsabilidade desse profissional vai muito além da tarefa de auxiliar o Cirurgião Dentista na execução dos trabalhos odontológicos, os quais visam a recuperação das funções dos dentes, que, por problemas patológicos perderam a sua importância no aparelho mastigador.
Hoje, tanto quanto o Cirurgião Dentista, o TSB assim como o ASB, tem papel fundamental no processo de promoção da saúde como um todo. A visão global é importante, na medida em que a saúde bucal é parte integrante e inseparável do complexo saúde do indivíduo, que deve ser tratado como uma parte componente de um todo.
Para isso, além da capacitação técnica, é extremamente necessário que se inclua na grade curricular das disciplinas dos cursos técnicos de formação de pessoal auxiliar em odontologia, conteúdos que privilegiem o trabalho em equipe, ligado à gestão e liderança, como forma de incorporar conhecimentos ao educando que lhe permita o desenvolvimento técnico-científico associado a um perfil humanizado com vistas ao acolhimento global do cliente/paciente.
Os requisitos necessários aos membros de uma equipe, tais como criatividade, idealismo, imparcialidade, compreensão, paciência, generosidade, abertura, comunicabilidade e organização, ajudam a forjar um profissional sério e capaz de executar o seu trabalho na forma de atingir o
objetivo principal de se transformar numa pessoa de valor. O sucesso é só uma consequência! ( Albert Einstein)

12 comentários:

  1. olá adorei seu blog. estou fazendo um curso de tsb,e estou precisando muito saber mais sobre essa profissão. como surgiu? quais foram suas lutas? como se firmou? em resumo a história do tsb de hoje e antigamente. poderia me ajudar por favor? meu email é jcleide2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Blog do destinado aos TSB'S vamos continuar assim ja sou ASB a seis anos estou fazendo agora o TSB está com oito meses falta dois anos e um mes para eu termina, vamos continuar na nossa luta para ganhar mas espaço assim como os técnicos e aux de enfermagem ganharam seu espaço vamos a luta pelo nosso ja que no dia 24/12/2008 foi reconheçida definitivamente a profissão de ASB e TSB esse é um direto nosso ja que a Sinpaoce quase não faz nada, vamos a luta e cada vez mais percebo que tem gente começando a fazer Técnico em Saúde Bucal, pois temos um vasto mundo pela frente.

    ResponderExcluir
  3. onde ha curso de tsb em sao paulo? ha lgum em santoa ndre?

    ResponderExcluir
  4. A meu conhecimento não existe Curso de TSB em Santo André.
    Em São Paulo tem os seguintes:

    CETAO – Centro de Estudos Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia.
    Avenida Indianópolis, 153, Moema. São Paulo.
    Tel: (11) 5051 2370/ 5051 6209.
    Site: http://www.cetao.com.br/
    E-mail: cetao@cetao.com.br


    APCD - Associaçao Paulista de Cirurgiões Dentistas. Acesse o link: http://www.apcd.org.br/index.aspx?
    Pagina=CTE_Cursos_Tecnicos.html

    Se voc~e puder me e3nviar seu e mail poderei fornecer mais detalhes.

    ResponderExcluir
  5. JÁ SOU AUX DE SAÚDE BUCAL E GOSTARIA DE CONCLUI O CURSO TSB,COMO QUE EU FAÇO,MORO EM SAMPA NA ZL,GRATO

    ResponderExcluir
  6. Reginaldo.
    A APCD Central - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas mantem um Curso de TSB na sua sede da Rua Voluntários da Pátria 547 - Santana, próximo à estação Tietê do metrô.
    Para maiores informações:
    E mail: secretaria1.eap@apcdcentral.com.br
    telefones:(11) 2223-2406 / (11) 2223-2428

    ResponderExcluir
  7. Estou cursando o curso de ASB, gostaria de saber um pouco da história do ASB, suas curiosidades, como surgiu a profissão...
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Raquel.
      Uma boa idéia para uma pastagem no Blog.
      Entre em contato comigo pelo e mail: franselmo@ gmail.com , para que eu possa repassar a você um texto sobre esse tema.
      Um grande abraço.

      Excluir
  8. eu estou muito interessada em fazer o curso tecnico de TSB. é mais indicado fazer o de ASB primeiro, ou nao tem problema????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaah. Já pode iniciar direto pelo curso de TSB, quem tem 3 módulos, sendo que o 1º já a credencia como ASB, e completando o 2º e 3º módulos, você recebe o certificado de TSB. Por favor me inform de onde você é para queeu possa orientá-la quanto a existência dos cursos na sua região.

      Excluir
  9. Olá, sou apaixonada por odontologia e gostaria de saber um bom local para cursar TSB aqui no Rio de Janeiro, Duque de Caxias. Gostaria de saber também quanto um TSB tira mais ou menos por mês?? Adorei o Blog! bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou apaixonada por odontologia e gostaria de saber se poderia me indicar um local para fazer TSB no Rio de Janeiro, Duque de Caxias. Gostaria de saber também a base mais ou menos do salário de um TSB? adorei o blog, beijos! :)

    ResponderExcluir