terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Frente Ampla em Defesa do Direito à Saúde Bucal e de Valorização dos Profissionais de Odontologia


Na mesma solenidade em que o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo homenageou com a Medalha e Comenda Tiradentes os Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista que se destacaram pelo empenho e colaboração com a classe odontológica, houve o lançamento por parte do amigo e vereador à Câmara Municipal de Santos, Dr. Braz Antunes, da Frente Ampla em Defesa ao Direito à Saúde Bucal e de Valorização dos Profissionais de Odontologia.
Como disse em seu pronunciamento o nosso nobre Vereador e Ex-Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, trata-se de uma união de forças das lideranças da Odontologia, onde se inclui a luta e pressão da categoria por políticas públicas no setor Saúde, com maior participação da Classe nos Conselhos Municipais de Saúde, que são os órgãos que fiscalizam a implementação dessas políticas de saúde para a comunidade em geral, e o envolvimento maior dos Cirurgiões Dentistas com cargos eletivos tanto a nível de eleições municipais como estaduais e porque não dizer federal, aumentando a representatividade política onde esses profissionais possam participar mais das decisões e legitimar as ações que envolvem a a odontologia como um todo.
Vale a pena aqui também lembrar as palavras do ilustre Presidente do CROSP, Dr. Emil Adib Razuc quando anunciou uma pesquisa, cujo resultado mostrou que , depois do bombeiro, o Cirurgião Dentista é o segundo profissional que mais tem a credibilidade da população.
Cumpre-me aqui destacar que fazem parte também da Equipe de Saúde Bucal, os profissionais que atuam como pessoal auxiliar em Odontologia, o Técnico em Saúde Bucal, o Auxiliar em Saúde Bucal, o Técnico de Prótese Dentária e o Auxiliar de Prótese Dentária que devem ser incentivados a se organizar em associações e sindicatos com o objetivo de lutar pelos seus direitos e abrir espaço nos Planos de Cargos e Salários, principalmente a nível municipal, e promover a sua inclusão real no Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde composto pela Estratégia de Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontologicas.
A valorização dos profissionais de odontologia, equiparando o Cirurgião Dentista aos Médicos até em têrmos salariais pelo setor público e a inclusão do Pessoal Auxiliar em Odontologia nos Planos de Carreira, com certeza trarão grande contribuição para consolidar o exercício de cidadania da população pelo Direito à Saúde Bucal.
Parabéns ao Braz pela iniciativa e ao Dr.Emil que assumiu o compromisso pelo CROSP de fomentar a extensão da Frente por todo o Estado de São Paulo.

Um comentário:

  1. Paz e Bem, Comunidade.

    Olhem para os CEOS

    Longe de ser o 'paraíso'

    é onde arranca-se dentes

    para colocar 'pererecas'

    mesmo haendo ciência e tecnolgia

    para reabilitar integralmente a dentição

    humana.

    Coisa vergonhosa!!!

    ResponderExcluir