segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A participação do ASB em Concursos Públicos.

No dia 12 de fevereiro recebi uma mensagem de Géssica Sampaio, identificando-se como ASB , e que tinha se cadastrado como seguidora de meu Blog, através do qual tomou conhecimento do Concurso Público em Guarulhos para o qual se inscreveu e foi aprovada. Entretanto, ela relata que concluíu o Curso de ASB pela ANEO - Associação Nacional de Estudos Odontológicos, mas, ainda não havia providenciado o registro no CROSP, me solicitando então, informações sobre os documentos necessários para o registro. Imediatamente procurei atender o seu pedido e aproveitei para lhe colocar algumas questões, que ela me esclareceu, informando que tinha tomado conhecimento do Blog através de site de busca, atua em consultório particular como ASB há dois anos em São Paulo e que havia conseguido a 6ª colocação no concurso de Guarulhos.
O mais interessante foi o relato que ela fez sôbre um levantamento estatístico que ela mesmo produziu om relação a esse concurso.
Para facilitar o entendimento dos meus leitores e seguidores, reproduzo abaixo parte da sua mensagem de retorno:

"Professor, fiquei estarrecida verificando as estatístcas deste concurso.Assim que fiz a prova, fui em busca de concursos anteriores que pudessem me fornecer o rendimento, o desempenho da categoria.Em minhas buscas não obtive nenhum êxito.A ansiedade era tamanha pra ter uma noção do grau de dificuldade ao qual estaria enfrentando, mas tive que esparar.Optei por fazer esse levantamento do próprio concurso que prestei.Pois bem, fiz e como disse no começo do parágrafo, fiquei estarrecida!!!
Pretendo ser bem sucinta para não tornar o e-mail cansativo.Comecemos pelos ausentes... 54 inscritos não compareceram, ou seja, 15,78% dos candidatos.
196 candidatos foram reprovados... 68,05%.Lembrando que o total de inscritos foi de 342.
Concorda que são números assustadores, professor??Porque estamos (sim, me incluo nesse índice), tão despreparados?
O que falta para os auxiliares, para os profissionais na área de saúde bucal?Cursos mais intensivos, com uma carga horária maior e mais conteúdo?Falta de vontade da categoria,?Falta de oportunidades?Falta de experiência?Pois se fossem dois ou três, tudo bem, mas estamos falando de mais da metade.
Mais uma vez peço sua ajuda para entender o que acontece, por que francamente, fiquei muito decepcionada, inclusive comigo.
Obrigada pela oportunidade que me concede de nos comunicarmos."

Os números apontados por Géssica são realmente preocupantes, pois apesar da grande necessidade de vagas no mercado de trabalho, a soma dos ausentes com o número de reprovados representam um índice muito alto e que apenas uma pequena parte dos inscritos estão preparados para enfrentar uma seleção. Dos 342 inscritos apenas 92 lograram êxito na aprovação para disputar as 10 vagas oferecidas para o cargo com remuneração proposta até maior do que para cargos de nível superior na maioria dos municípios (R$ 1.482,38 para 40 horas semanais).
Devo informar que, para adequação às normas do Conselho Federal de Odontologia após a publicação e vigência da Lei nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 que regulamenta as profissões de TSB e ASB, exigindo Curso de Formação e Qualificação das respectivas profissões, foram criados vários cursos para atender os requisitos exigidos. É importante que esses cursos contenham em seu conteúdo curricular, além das disciplinas básicas e técnicas, elementos voltados para a Motivação Profissional, Gestão em Saúde, Trabalho em Equipe e Saúde Coletiva, de forma a preparar adequadamente o aspirante ao cargo público tão visado pela estabilidade funcional que a este se incorpora.
A participação, ainda, em processos de educação continuada, seja em cursos técnicos de especialização, congressos públicos e privados e cursos e eventos de atualização, se faz necessária para o aprimoramento profissional.
No mais, fico feliz, que este Blog venha ancançando parte dos seus objetivos ao divulgar meios de ingresso no mercado de trabalho para as profissões auxiliares à odontologia e ter resposta positiva à essa divulgação.

12 comentários:

  1. Aos seguidores do Blog:
    Como coordenadora dos cursos de ASB da Apcd - regional Santos e TSB do Instituto Educacional Lupe Picasso, muitas vezes me deparo com questionamentos com relação a "necessidade de um certo conteudo? ou a severidade e exigências de um determinado professor".
    Diante do exposto pela ASB Géssica, me sinto muito tranquila com relação aos nossos cursos,pois nossas alunas vem alcançando aprovações nos concursos que fazem, o que reflete a qualidade dos cursos e o empenho das alunas.
    É muito importante que se analise a informação das ausências dos candidatos. As oportunidades estão sendo oferecidas; será que as ASBs estão sabendo valorizar a sua função? Estão realmente interessadas nos preceitos de ética profissional que tanto ensinamos no transcorrer das nossas aulas?
    Reflitam pois as vezes as reclamações não tem fundamento.
    Boa sorte Géssica! Que seu futuro profissional seja rico em experiências na área da saúde bucal.
    Maria Regina

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, fiz o mesmo concurso, fiquei entre os 15 primeiros, confesso que não fui muito bem,em relação a declaração da Gessica, acho um pouco equivocada pois na minha sala falei com varias pessoas que não eram ASB e que estavam lá sem motivadas pelo salário.Quando questionei a necessidade do curso me relataram que a prefeitura não exige o documento no ato da contratação e que haviam muitas pessoas na mesma situação. Quanto o numero de ausente não é de se estranhar visto que houver um grande congestionamento na proximidade da faculdade, eu mesma quase não consegui chegar tive que descer do carro e sair correndo.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo-a, Elisa pela colocação no concurso, mas com relação à necessidade do curso o edital é bem claro quando exige no ítem 1.1 Ensino médio mais Curso de Qualificação Básica de ACD (ASB).Você poderá confirmar isso através do link: http://www.ibamsp-concursos.org.br/inscricoes/documento.php?d=1970

    Po outro lado como você ficou entre as quinze primeiras classificadas, espero que seja chamada para assumir o cargo.

    ResponderExcluir
  4. Para os seguidores do blog,
    Seguindo o exemplo da colega Gessica faço um relato sobre o concurso da Prefeitura de Diadema,participei do concurso da Prefeitura de Diadema para testar meus conhecimentos foram 50 inscritos para 02 vagas de TSB e apenas 16 aprovados incluindo eu que fui aprovada na 2º colocação, já para o cargo de ASb foram 158 inscritos para 01 vaga e somente 22 aprovados, não sei o numeros de ausentes.Além do despreparo de muitos colegas , é preciso estudar outras matérias e não somente as especificas, precisa ter uma boa noção de português, matemática, conhecimentos gerais e redação, sugiro que os cursos também aproveitem as provas de concursos para melhorarem os seus currículos, pois algumas questões são especificas e muitas vezes não são tratadas durante o curso, como por exemplo numero de fórceps , numero de grampo de endo . Eu vou prestar concurso para as prefeitura de Suzano e Paulínia , agora não só com o intuito de testar meus conhecimentos , mas também para fornecer dados como esses que a colega Gessica nos mostrou que são muito importante para os concurseiros ASB/TSB.Participem dos concursos enquanto a concorrência ainda é pequena daqui alguns anos quem perder essas oportunidades vai estar arrependido.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Elizabeth.Te desejo muito sucesso na profissão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Agora, quero fazer outro comentário...

    Mas antes de expor minha opinião, quero deixar bem claro que respeito o professor Anselmo e seu blog.
    Bom, Dra. Maria Regina, me passe seu e-mail ou endereço para que te envie as estatísticas desse concurso.Posso lhe provar que FUNDAMENTO, é o que não falta!!!
    E Elisa, respeito seu comentário e assim como o professor, te parabenizo pela colocação.Mas gostaria que você me explicasse onde está o equívoco a que se referiu.Com relação aos ausentes, segundo levantamentos OFICIAIS, essa é a porcentagem de candidatos que realmente não comparecem, ou seja, nos encaixamos nos parâmetros.Mas agora me diz, francamente, é normal para você 196 pessoas reprovarem?Minha pontuação foi baixa, Elisa, não me gabo pela posição.Foi mais uma questão de sorte, que de efetivo estudo ou mérito.O objetivo ao começar me corresponder com o professor Anselmo, foi tentar entender o que estava acontecendo conosco, auxiliares, porque um desempenho tão baixo... O que nos faltava e em que podíamos melhorar?Não quis ofender nem desmerecer ninguém, nenhuma instituição de ensino ou métodos didáticos, muito menos me enaltecer.Procurei unir forças com a minha categoria para que juntos pudéssemos encontrar um meio de exercer com EXCELÊNCIA a profissão que escolhemos!!!Quanto a dificuldade em chegar ao local da prova, lamento pelos que foram prejudicados pelos imprevistos.

    Obrigada.
    Géssica

    ResponderExcluir
  7. Minhas caras amigas.
    Sinto-me realizado pelo fato da postagem estar atingindo o objetivo, provocar um debate não só entre coordenadores e professores de cursos mas, também, e principalmente entre as alunos e profissionais TSBs e ASBs já formados. É o que procuramos motivar nos nossos alunos, Dra. Maria Regina, Coordenadora do curso e os professores, a necessidade dos debates sobre a profissão e o essencial envolvimento em movimentos de base no sentido de buscar a valorização profissional. Isto direciona à promoção da união em busca de seus direitos, se reunindo em entidades de classe que lhes proporcionem facilitação nas suas conquistas. O trabalho em equipe se sobrepõe às individualidades e direciona à resolução dos questionamentos apresentados.

    ResponderExcluir
  8. Cara Géssica, faço minhas as palavras do Edélcio.
    Já sei os dados de presenças, ausências e aprovações do seu concurso e gostaria que as futuras ASBs tomassem as suas palavras como estímulo, assim como as da Elisabeth pois a hora de vocês é agora.
    Embora eu não considere relevante saber os números de forceps e grampos de endodontia, em nossos cursos, os professores ensinam, justamente pensando nos concursos.
    Muitas vezes um acerto em uma questão será o diferencial na classificação ou não.
    Mais uma vez desejo boa sorte a todos TSB e ASB que vem batalhando para serem aprovados em concursos e lembrem sempre que a luta pelo melhor posicionamento das profissões é também uma batalha séria e muito importante.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Professor Eldécio!!
    Sou ASB há 4 anos e fiz o curso de 300 horas na APCD em 2008. Tbm prestei o concurso de Guarulhos, estou entre as 10 primeiras colocaçoes. Tenho uma dúvida em relaçao ao curso de asb. Quantas horas de curso são exigidas? Quando fiz o curso lembro da professora ter dito que precisava do segundo módulopra prestar concursos, isso procede no caso de Guarulhos? E pelo que li no edital nâo precisa de CRO, por isso achei estranho a pergunta da Géssica Sampaio em relaçao a isso. Praticamente todos os cargos precisam e está bem esclarecido ao meu ver.
    Se alguem puder me esclarecer vou ficar imensamente grata.

    Obrigada,
    Josi Moraes

    ResponderExcluir
  10. Cara Josi
    É um prazer ter a sua participação no meu blog.Com relação ao curso, eu não sei quais são os critérios da APCD, mas normalmente um curso de 300 horas é válido para qualificação e inclusive dá direito à inscrição no CRO. Quanto ao registro no CRO, independente do Edital, o exercício da profissão de ASB só é permitido com o registro no CRO.
    Qualkquer dúvidas mais você pode me contatar pelo e mail: franselmo@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gessica sou ASB gostaria ter contato contigo
    estou estudando p/ concurso publico.
    gostaria de tirar umas dulvidas
    se possivel me add no msn
    elisfsantana@hotmail.com

    ELÍS

    ResponderExcluir