domingo, 6 de fevereiro de 2011

RESPEITÁVEL PÚBLICO: O CIRCO CHEGOU!!!

Após 20 dias circulando em corredores e quartos de hospital resolvi, junto com minha esposa, levar nosso filho para passar o final de semana no nosso recanto no interior de São Paulo, o que seria para todos nós um meio de facilitar a superação do trauma pelo qual  passamos. E lá fomos nós para a pequena Araçoiaba da Serra para desfrutar de um dos melhores climas do Brasil.
Só que desta vez, além do passeio tradicional onde convivemos com a natureza ainda respeitada por todos que lá habitam, tivemos a felicidade de agregar um divertimento muito salutar e muito presente na minha infância, a maravilha do Mundo do Circo. Não era um  desses circos grandiosos como o famoso Orlando Orfei ou o Circo Spacial, mas, sim, um desses pequenos circos que perambulam pelas pequenas cidades do interior brasileiro, como verdadeiros saltimbancos, mas que pela sua simplicidade cativam àqueles que ainda vêem na vida circense uma possibilidade de passar alguns momentos de singela felicidade trazida por cidadãos que não tem nesse trabalho uma boa fonte de renda e fazem da sua labuta um verdadeiro festival de arte e cultura que premia adultos e crianças embalados pelas suas atrações.
Como eu disse, não existe aquela riqueza de cenários, fantasias e alegorias, e seus artistas fazem o papel multiprofissional transformando-se de bilheteiros em  apresentadores, palhaços, malabaristas e todas as outras funçoes que fazem o show tão a gosto popular. É a verdadeira arte em família.
Entre várias atrações, faço questão de destacar a performance de uma menininha de sete anos apenas, que na pureza de sua meninice assume o papel de uma verdadeira acrobata, realizando movimentos a alguns metros do chão sem a proteção de uma rede e arrancando muitos suspiros e aplausos da platéia presente. Depois em outra apresentação, ela se transforma em uma pequenina palhaça e em diálogo com o pai, dono do circo, provoca risos contagiantes nos presentes com as suas piadinhas e pegadinhas, engrandecendo a sua precocidade artística.
Na parte final do show de duas horas apresentam-se a mágica, com números nada fantásticos na sua elaboração, como os do Mr. M, mas atingem em cheio e despertam a curiosidade dos apreciadores dessa nobre arte. Em seguida, eis o show final, o perigoso Globo da Morte, onde o protagonista mostra a sua perícia fazendo manobras radicais com sua motocicleta.
Após todo esse pequeno relato do que assistimos das arquibancadas do circo, vocês, meus queridos leitores e seguidores podem me perguntar: o que o circo tem a ver com a Odontologia? Afinal, este Blog é dedicado à Arte de Tiradentes,  mas esta tem muito a ver com a cultura, principalmente com a cultura que sempre procuramos inserir nos hábitos da nossa clientela, no sentido de priorizar a promoção de sua saúde bucal.
Nos dias de hoje, os Cirurgiões Dentistas convivem com o mundo fabuloso da alta tecnologia, assim como os grandes circos, mas a sua grande maioria pratica a odontologia mais simples e ao alcance da classe menos privilegiada, a maioria esmagadora existente no nosso país.
Graças a grande concorrencia no mercado de trabalho, provocada pelo grande número de Faculdades de Odontologia que forma milhares de profissionais todos os anos, o Dentista tem que ter um pouco do malabarista, um pouco do mágico, um pouco do apresentador, um pouco do vendedor, um pouco do palhaço, um pouco do bilheteiro, um pouco daquele ser louco que arrisca a vida no Globo da Morte, enfim um pouco de conhecimento de todas as funções que permeiam os bastidores e o picadeiro, caracterizadas na luta desmedida travada nos seus consultórios, nos empregos em serviços públicos, nas ações em serviços de urgência e emergência e, por muitas vezes em sub-empregos em clínicas populares e empresas nada confiáveis, pela necessidade de manter um pouco de dignidade na vida profissional que, num certo dia ousou escolher.

Desejo sinceramente, que ao final desse grande espetáculo da vida, todos, profissionais e clientes, possam sair sorrindo, como a criança, que na sua pureza desce das arquibancadas rumo à porta de saída.

O Show Circense terminou, mas o Show da Vida continua!!!

4 comentários:

  1. Ai que delicia Edélcio... Araçoiaba tive casa ai... Muito bom mesmo pra refazer o animo e dar um outro rumo a vida... Os sustos servem para que a gente olhe a vida de outro prisma um prisma de uma criança... Onde um sorriso se ganha tudo.
    Força a seu filho e a vcs, que esse periodo passe logo e que seja apenas uma lembrança que serviu de ensinamento. Abração
    Fabiana Saloio

    ResponderExcluir
  2. Edélcio, na verdade a nossa vida é um show permanente. A nossa atuação, desempenho,acertos e erros nos tornam verdadeiros artistas.
    As vezes recebemos aplausos, outras, vaias, criticas, mas a alegria se renova a cada dia do espetáculo, outro dia de vida.
    Maria Regina

    ResponderExcluir
  3. "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
    Charles Chaplin

    ResponderExcluir
  4. Adorei as fotos, fico muito feliz, bjos .

    ResponderExcluir