quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A polêmica sobre a utilização do BOTOX e Ácido Hialurônico pelo CD

Venho acompanhando, através de notícias, reportagens e textos publicados e veiculdos na imprensa escrita, sites e blogs diversos, a polêmica criada em trono da utilização da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico pelos Cirurgiões Dentistas. Segundo informações que encontrei em postagem publicada em 07/09/2011 no BLOG Dicas Odonto, o Botox estava sendo usado na odontologia para alguns casos de correção de sorriso gengival, para amenizar casos severos de bruxismo, para preenchimento do lábio, estética do sorriso e etc., e o uso do Ácido Hialurônico – um componente sintético muito usado em medicina estética e dermatológica estava sendo usado em Odontologia para preenchimento em certos casos de cirurgias buco-maxilo faciais, para tratamento de Disfunções Têmporo-Mandibulares (DTM) e até para formação de papila gengival (!).
A polêmica tomou força a partir do momento em que o Conselho Federal de Odontologia, que já tinha emitido uma nota após deliberação geral do Plenário, reunido em 30 de junho de 2011, esclarecendo a permissão do uso dessas substâncias "exclusivamente dentro do âmbito da competência do Cirurgião Dentista", após "deliberação aprovada em Reunião Extraordinária do Plenário - Assembléia conjunta com os Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, realizada em 25 e 26 de agosto de 2011", divulgou a Resolução Nº CFO 112 de 2 de setembro de 2011", que após várias considerações, resolve:

" Art. 1º. Proibir o uso do do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos até que se tenha melhores comprovações científicas, e reconhecimento da sua uitilização na área odontológica.


Art. 2º. Proibir o uso da toxina botulínica, para fins exclusivamente estéticos e permitir para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.


Art. 3º. Esta Resolução entrará em vigor na data da sua publicação na imprensa oficial, revogadas as dispoições em contrário".

Não quero aqui tomar partido de um lado ou de outro, mesmo porque, preciso aprofundar os meus conhecimentos sobre o assunto, já que hoje me dedico integralmente à Odontologia em Saúde Coletiva e à Formação e Capacitação de Recursos Auxiliares em Odontologia, mas, como já tive oportunidade de me manifestar, depois de um comentário inserido no Facebook, ao grande colega e mestre Luciano Artioli, na minha opinião a Odontologia Brasileira está se direcionando muito para a elite social, e se afastando da atuação verdadeiramente social, voltada para a maioria da população brasileira.
Problemas crônicos como a verdadeira industrialização voltada para a fabricação de Cirurgiões Dentistas em massa, excessiva especialização em áreas específicas e a concorrência desleal de certa forma imposta pela saturação do mercado de trabalho, vem promovendo uma verdadeira derrocada da odontologia, levando o profissional a procurar alternativas que precisam ser muito debatidas, de forma a se comprovar a viabilidade de sua aplicação na ciência odontológica.
Não pretendo, também, de maneira nenhuma, me posicionar a favor do uso exclusivo dessas substâncias pelos médicos, até porque, históricamente, tenho defendido a classe odontológica em pontos cruciais, tais como: a isonomia salarial entre médicos e dentistas nos serviços públicos de saúde, o exercício da cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial em que os Cirurgião Plásticos se arvoram no direito de executar, a incorporação plena da Equipe de Saúde Bucal (Cirurgião Dentista, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal) nos Centros Cirúrgicos Hospitalares, e, a inclusão definitiva do Cirurgião Dentista nas Equipes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva como agente de Prevenção de contaminações que podem ser provocadas por afecções de origem estomatológica.

Porém tenho plena convicção, que os Cirurgiões Dentistas que se esmeram na defesa da permissão do uso das substâncias acima mencionadas, deveriam ter a mesma postura na defesa de todos os direitos inerentes a todas as áreas de atuação, e trabalharem no sentido dos profissionais da odontologia se transformarem numa verdadeira classe, saindo da acomodação de apenas criticar e assumir o seu papel de verdadeiro protagonista da história.
 Leiam na íntegra a Nota Oficial de 30/06/2011 e a Resolução Nº 112 nos links abaixo:

http://cfo.org.br/todas-as-noticias/nota-oficial-sobre-toxina-botulinica-e-do-acido-hialuronico/

http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/?id=1585

Fontes: CFO
            Dicas Odonto

Nenhum comentário:

Postar um comentário