sábado, 24 de setembro de 2011

MOVIMENTO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DE CURITIBA

Hoje de manhã, logo ao acessar o Facebook deparei-me com um Link publicado no BLOG ODONTODIVAS cujo título me chamou imediatamente a atenção: Quem faz o sorriso de Curitiba?.
O texto refere-se a uma greve deflagrada pelos Cirurgiões Dentistas vinculados à Prefeitura de Curitiba, e dentre os vários motivos que justificam o movimento, inclue-se a manutenção da isonomia salarial entre os Cirurgiões-Dentistas e os Médicos.

Segundo o texto, desde a década de 1950 essa isonomia é praticada pela PMC, porém, recentemente, a administração propôs  "um aumento de 100% aos médicos (por conta da incorporação das gratificações ao salário-base) e 20% aos colegas dentistas, sendo 10% em 2012 e 10% em 2013. Aumento esse que, em se tratando dos profissionais ESF, seria neutralizado pela prevista redução em 20% das gratificações".


"Entre as reivindicações ainda estão incluídas melhores condições de trabalho, criação de um plano de carreira, aumento do número de profissionais (o que faz muito sentido, pois certos tratamentos odontológicos especializados chegam a deixar pacientes em espera por quase 2 anos)."

Aqui na Baixada Santista, a classe odontológica que atua no serviço público passa pelos mesmos problemas, e a isonomia salarial não é praticada na maioria dos municípios, sob alegação de que a manutenção do médico dos serviços de saúde pública é dificultada pela prática de baixos salários. Inclusive em alguns municípios onde essa isonomia existia, isso deixou de acontecer ou existem propostas no sentido de extinguí-la, por conta de algumas modificações na atribuição de gratificações.
Neste ano, a inclusão da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, na Agência Regional de Saúde, órgão criado pelo Govêrno do Estado de São Paulo, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, aponta para uma integração e interatividade da classe odontológica com a classe médica, para procurar viabilizar em conjunto, projetos que possibilitem a valorização dos profissionais da saúde, seja na melhoria das condições de trabalho e/ou no estabelecimento de remuneração justa que possam motivar os trabalhadores desse segmento tão importante no setor público.
A ACDBS formou uma Comissão, onde estão representadas algumas Secretarias Municipais de Saúde, que deve formular um projeto que englobe a proposta de um Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para os Cirurgiões Dentistas em conjunto com Médicos e um Sistema de Educação Continuada de forma a promover Cursos de Atualização voltados para os profissionais da odontologia.
Voltando à questão dos colegas de Curitiba, acho que num processo reivindicatório, deve-se primeiro esgotar todos os meios legais para buscar uma solução, mas, apoio o movimento na medida em que a intransigência do poder público em sequer receber os manifestantes, mostra claramente o descaso com a categoria.
O movimento da forma em que está sendo realizado de forma ordeira e alicerçado em princípios éticos é totalmente legítimo e deveria servir como exemplo a todos os profissionais que são injustiçados pelo poder público.
PARABÉNS, COLEGAS DE CURITIBA PELA FORTE MOBILIZAÇÃO E POR EXERCEREM O SEU DIREITO DE CIDADANIA!!!

Fonte da notícia: Odontodivas.

OUTROS MOMENTOS DA MANIFESTAÇÃO










Um comentário:

  1. PARABENIZO, O MOVIMENTO DOS COLEGAS DE CURITIBA.
    DEVERÍAMOS NOS ESPELHAR NESTE MOVIMENTO, PARA PODER VALORIZAR NOSSA PROFISSÃO, QUE ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS "SUCATEADA",EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
    TRABALHO NA FUNASA HOJE SESAÍ, AQUI OS MÉDICOS SÃO OS "REIS" COM O DOBRO DE NOSSOS SALÁRIOS, PINTAM E BORDAM FAZEM O QUE QUEREM.
    O PESSOAL DE SÃO PAULO JÁ CONSEGUIU A ISONOMIA SALARIAL EQUIPARADA AOS MÉDICOS, TOMARA QUE COMECE A SE ESTENDER PARA TODO PAIS.
    ABRAÇOS

    ANTONIO

    ResponderExcluir