quarta-feira, 3 de julho de 2013

1º ENCONTRO DE ASB E TSB DA AMAZÔNIA - MAIS UM GRANDE EVENTO PARA A CATEGORIA




1º ENCONTRO DE ASB E TSB DA AMAZÔNIA
       Nos dias 28 e 29 de Junho, aconteceu em Belém-Pará o 1º Encontro de ASB e TSB da Amazônia. Evento de grandiosa importância para a classe odontológica e que contou com a participação de cerca de 250 auxiliares e técnicos em saúde bucal advindos da capital, de diversos municípios do Estado do Pará e de outros Estados.
      Este encontro contou com a participação de 10 excelentes palestrantes locais, que abordaram assuntos da atualidade como: legislação protetiva e mercado de trabalho, gerenciamento de resíduos no ambiente de trabalho, recursos didático-pedagógico para educação em saúde bucal, a atuação do ASB e TSB em programas sociais, a participação e importância dos auxiliares em saúde bucal no atendimento ambulatorial e cirúrgico aos pacientes com necessidades especiais, o papel do asb e tsb na odontologia hospitalar e confecção de materiais educativos e recicláveis em saúde bucal.
      Todos os assuntos abordados contaram com a participação ativa dos auxiliares e técnicos, através de relatos de experiências, troca de conhecimentos, depoimentos de casos e valorização da classe.
Dr. ORLANDO WALLACE MOTA (CONSULTOR DO SEBRAE/PARÁ) ministrando o curso sobre “LEGISLAÇÃO PROTETIVA E MERCADO DE TRABALHO”.
 
PROFa. DRa. ROSANE DE CORREA E GONDIM, (PROFESSORA DO CURSO DE TSB E ASB DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA / PARÁ (ABO-PA)), ministrando o curso sobre “GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NO AMBIENTE DE TRABALHO"
 
 
PROFa. Msc. ANA DANIELA SILVEIRA, Professora de Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrando o curso sobre "RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL"
 
PROF. Msc. HELDER HENRIQUE COSTA PINHEIRO, Professor Assistente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Saúde Pública, palestrando sobre “A ATUAÇÃO DO AUXILIAR E TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL EM PROGRAMAS SOCIAIS”
 
PARTICIPAÇÃO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM DEBATES E RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DRA. ROSELI CAVALEIRO (PROFESSORA ASSISTENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) E ESPECIALISTA EM PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS) E A EQUIPE DE CIRURGIÕES-DENTISTAS INTENSIVISTAS DA SOBRATI E IBROI ministrando um curso teórico e prático sobre “MATERIAIS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL E CIRÚRGICO AOS PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
 
EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E RECICLÁVEIS EM SAÚDE BUCAL POR ACADÊMICAS DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, SOB A ORIENTAÇÃO DA DRA. DÉBORA GOMES CARDOSO (CIRURGIÃ-DENTISTA ESPECIALISTA EM ODONTOPEDIATRIA E SAÚDE DA FAMÍLIA PELA UFPA)
TSB SOCORRO MORAES (PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AUXILIARES DO CRO/PA), CONVOCANDO OS AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL PARA PARTICIPAR NO DIA 06/07/2013, NO CRO/PA, DA PRÉ-CONFERÊNCIA ESTADUAL DE PROFISSIONAIS AUXILIARES EM ODONTOLOGIA, PARA A ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DA CATEGORIA, ANTECEDENDO A 4º CONPA (CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROFISSÕES AUXILIARES EM ODONTOLOGIA)
 
COMISSÃO ORGANIZADORA DO ENCONTRO: CLEIBER SARDINHA, ADRIANO RIBEIRO, TSB SOCORRO MORAES E DRA. DÉBORA CARDOSO.
 
COMENTÁRIO DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO: Quero registrar meus agradecimentos à Dra. Débora Cardoso, a verdadeira responsável pelo texto desta postagem, e que também trabalhou com grande maestria exercendo a presidência deste excelente evento realizado na capital do Estado do Pará. Mister se faz, também, elogiar a participação eficiente nessa Comissão, da TSB Socorro Moraes a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente quando ela esteve em Santos prestigiando o ENAT 2013 - 2ºEncontro Nacional de ASB e TSB e mostrou a grande liderança que tem à frente do SINTASB do Pará e dessas queridas profissionais que são a mola mestra no exercício da odontologia.
Estendo ainda os meus cumprimentos ao Cleiber Sardinha e Adriano Ribeiro, co-responsáveis pelo sucesso do encontro e ao Predidente do CIOA - Congresso Internacional de Odontologia da Amazonia que abriu o espaço para o aprimoramento das ASB's e TSB's do Estado do Pará e de outros estados.
Por fim, não poderia deixar de reconhecer os grandes responsáveis pela evolução na Odontologia que vem buscando a excelência no atendimento, o que não aconteceria sem a sua honrosa participação no Trabalho em Equipe.
Parabéns, queridas (os) Auxiliares e Técnicas (os) em Saúde Bucal paraenses, em nome dos quais quem cumprimento o Dr. Rodolfo Amanda Araújo um dos principais pilares na formação de Pessoal Auxiliar em Odontologia na belíssima Belém!
 
 


 

 

 
 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. nós da comissão organizadora do 1 ENCONTRO DE ASB E TSB DA AMAZÔNIA, e do X CIOA em nome do presidente Dr. João Evandro de Miranda, agradecemos ao Prof. Adélcio Anselmo pela maravilhosa postagem de nosso evento em seu blog. Muito obrigado pelo seu grandioso trabalho, em prol da valorização dos auxiliares e técnicos em odontologia. Nos sentimos lisonjeados em fazer parte desta equipe. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. É motivo de honra ter o depoimento de uma figura tão ilustre na odontologia e grande responsável pela divulgação de nossa categoria profissional a nível nacional, Tive o prazer de conhecê-lo em atividade e pude perceber seu dinamismo e comprometimento com a profissão, profissional altamente gabaritado e dentro do seu contexto muito requisitado. Esperamos contar muito em breve com sua participação em nosso estado, impulsionando nosso movimento no estado do Pará, agradeço em nome do CRO-Pa, Dr. Roberto Pires, enquanto presidente da Comissão de auxiliares, obrigada pelo espaço. Abraço.

    ResponderExcluir