sexta-feira, 19 de julho de 2013

SITE DO CROSP DIVULGA NOTÍCIA SOBRE A PRÉ-CONPA

Transcrevo, abaixo a reportagem publicada no site oficial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo sobre a realização da PRÉ-CONPA paulista realizada com o objetivo da elaboração de um documento com as propostas dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal do estado, documento esse já entregue ao CFO e que serão inseridas no documento-base juntamente com as propostas dos outros estados para análise e debates nos grupos e votação pela plenária da 4ª Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia, que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2013 em Brasília.

18/07/2013
Pré-CONPA discute cenário profissional dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal

Em 6 de julho, na sede do CROSP, aconteceu a pré-IV CONPA (Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia), evento que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília (DF), cujo tema é “Perspectivas para o Exercício das Profissões Auxiliares da Odontologia no Brasil”. O encontro resultou na elaboração da Carta de São Paulo, estabelecendo as expectativas da classe. O documento será reunido a outros dos demais Estados e as propostas agrupadas por eixos serão votadas na plenária final da Conferência.
O debate girou em torno de três eixos principais: formação, legislação e mercado de trabalho dos técnicos em Saúde Bucal (TSBs) e dos auxiliares em Saúde Bucal (ASBs). Compareceram à discussão representantes das duas categorias e cirurgiões-dentistas ligados à área de formação desses profissionais.
No dia 4 de julho, na APDESP (Associação dos Técnicos em Prótese Dentária do Estado de São Paulo), foi realizada a pré-CONPA dos TPDs e APDs, que ensejou um documento no qual também foram alinhados objetivos da classe em documento oficial.
A Dra. Maria Lucia Zarvos Varellis, conselheira do CROSP, ressalta a relevância da troca de ideias. “As questões expostas na Carta de São Paulo foram discutidas uma a uma pelos presentes, possibilitando conhecer os anseios de todos. A revisão de alguns aspectos pode melhorar o exercício profissional dos TSBs e ASBs, influenciando diretamente no dia-a-dia dos cirurgiões-dentistas. A iniciativa do CFO foi muito interessante, pois permite determinar o cenário das atividades odontológicas no nosso país, com as peculiaridades de cada região”.
Um ponto que vale salientar é a atitude do CROSP em incluir os coordenadores e professores de cursos voltados a esses profissionais no processo de formatação do documento. “Acredito que isso contribui para um produto final mais completo.”, diz Edelcio Francisco Anselmo, coordenador dos Departamentos de Odontologia e Saúde Coletiva e de Apoio ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) de Santos, docente e conferencista de cursos de qualificação e formação de profissionais auxiliares da Odontologia.
Celina P. S. Lopes, técnica em saúde bucal e presidente de Câmara Técnica de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal do CROSP, evidencia o peso da redação da Carta de São Paulo para os profissionais da área. “A Câmara Técnica agradece a participação de todos na reunião pré-conferencia, pois juntos protagonizamos uma parte fundamental da história dos ASBs e TSBs do Estado de São Paulo!”.
Confira a íntegra das propostas debatidas, que serão votadas no dia 16 de agosto, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário