sábado, 13 de julho de 2013

IV ENCONTRO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA E BIOÉTICA

 
A Faculdade de Odontologia de Araçatuba promoverá nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2013, o “IV Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva e VI Workshop de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social”. Esse evento, já tradicional, tem-se caracterizado como um importante espaço de troca de saberes entre gestores, professores, pesquisadores de renome nacional e internacional,acadêmicos, pós-graduandos e profissionais de saúde. Nesta sexta edição, o evento tem um toque especial: a comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação da FOA- UNESP. A programação foi carinhosamente elaborada, contemplando apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências dos serviços de saúde, além de cursos e conferências.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
 
15 de agosto de 2013 - MANHÃ

8:00 - Abertura
8:30 Política Nacional de Saúde Bucal - Dr. Gilberto Alfredo Pucca Jr (Coordenador Nacional de Saúde Bucal – Ministério da Saúde – Governo Federal)
10:00 – Café com ideias e Visita aos pôsteres
10:30 Diretrizes de gestão para Saúde Bucal no estado de São Paulo - Dra. Maria Fernanda de Montezuma Tricoli (Coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal – Secretaria de Estado da Saúde – SES – São Paulo)

15 de agosto de 2013 - TARDE

14:00 - Formação de recursos humanos
Programas de Pós-Graduação na Unesp - Prof. Dr. Eduardo Kokubun (Pró-Reitor de Pós-Graduação - UNESP)
– Profa. Dra. Ana Estela Haddad (FO-USP)
A importância da pós-graduação em saúde coletiva no Brasil. Profa. Dra. Aronita Rosenblatt (Universidade Estadual de Pernambuco - UPE)
14:00 - Reunião Paralela - Coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal do Estado de São Paulo e Coordenadores municipais de saúde bucal.
16:00 – Café com ideias e Visita aos pôsteres
16:00 – Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência

16 de agosto de 2013 - MANHÃ

8:00 – Conferência: O princípio da Solidariedade e Bioética - Prof. Dr. Volnei Garrafa (Presidente da RED- Latinoamericana e do Caribe de Bioética - REDBIOÉTICA e UnB- Universidade de Brasília)
9:45 - Café com ideias e Visita aos pôsteres
10:00 – Curso: Comunicação e Cultura nos Cuidados e Promoção da Saúde Profa. Dra. Maria Natália Pereira Ramos (Universidade Aberta de Lisboa/ UAb - Portugal)
10:00 O aluno de graduação e o emprego público no SUS. Pro Saúde e Pet Saúde: a integração com o serviço de saúde
Coordenadores do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (Pet Saúde)
Dr. Aylton Valsecky (FOAr-Unesp)
Dra. Simone Rennó Junqueira (FO-USP)
Dr. Marcelo Meneghin (FO-Unicamp)

16 de agosto de 2013 - TARDE

14:00 - Publicações científicas
Publicações científicas em odontologia - Prof. Dr. Sigmar de Mello Rode - (Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC Brasil e Editor do periódico do Brazilian Oral Research - BOR)
Desafios para a internacionalização do JAOS - Dr. Carlos Ferreira dos Santos (Editor do periódico Journal of Applied Oral Science - JAOS)
Aspectos relevantes na submissão de artigos científicos - Prof. Dr. Manoel Damião de Sousa Neto (Editor do periódico Brazilian Dental Journal - BDJ)
Internacionalização da pesquisa: como publicar em periódicos de impacto na área da Saúde Coletiva – Dr. Edgard Michel Crosato (Editor do periódico Odontologia e Sociedade)
14:00 - Mini-curso:
Prevenção, Saúde e Segurança no Trabalho
O ruído no consultório do cirurgião-dentista: Implicações para a saúde e qualidade de vida. Prof. Dr. Olívio Patrício (Universidade Técnica de Lisboa, ISA.- Portugal)
15:40 - Café com ideias e Visita aos pôsteres
16:00 - Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência dos profissionais do serviço

17 de agosto de 2013 - MANHÃ

8:00 - Curso:
Abordagem interdisciplinar na assistência odontogeriátrica – Profa Dra. Íris do Céu Clara Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)
10:00 - Café com ideias
11:30 – Encerramento e Premiação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário