domingo, 7 de julho de 2013

CROSP REALIZA A PRÉ- CONPA DE SÃO PAULO



O CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo promoveu ontem, 06 de julho de 2013 a sua Pré-Conferência das Profissões Auxiliares em Odontologia preparatória à 4ª CONPA que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2013 em Brasília que tem como Tema Central "Perspectivas Futuras para as Profissões Auxiliares em Odontologia no Brasil"
A Conferência congregará Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal e Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária que terão a oportunidade de rediscutirem diversos aspectos relativos ao exercício das respectivas profissões como forma de aprimorarem a sua participação na promoção, proteção e recuperação da saúde bucal em sintonia com o Cirurgião Dentista.
Pela necessidade de permitir o envolvimento de profissionais de todo o Brasil, o CFO determinou a todos os CRO's a realização das Pré- Conferências no sentido da elaborar documentos consolidados com propostas apresentadas, debatidas e aprovadas pelas plenárias regionais, que irão subsidiar a construção do documento base a ser discutido pelos grupos na Conferência Nacional que resultará no Relatório Final da 4ª CONPA. Este relatório terá a finalidade precípua de nortear as ações necessárias para o fortalecimento no exercício profissional das categorias afins.


A PRÉ-CONPA de São Paulo iniciou-se com a preleção da Conselheira Maria Lúcia Zarvos Varellis que deu as boas vindas aos grupos oriundos de diversas regiões do estado, constituídos de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Coordenadores e Formadores de Cursos e, ainda, de uma aluna de Curso Superior de Enfermagem que está focando o seu TCC na importância  da Prevenção de Doenças Bucais em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva. Em seguida a Advogada do CROSP, Dra. Roberta, apresentou os parâmetros legais para a condução da assembléia.


O Litoral Paulista marcou presença na PRÉ-CONPA através das TSB's Roberta Jorge Chad, Camila Campos Lutz e Elizabeth Gomes da Silva e pela ASB Heloisa Helena Viviani, que se constituíram em peças importantíssimas para a aprovação de várias propostas que apresentaram em nome das instituições: Instituto Educacional Lupe Picasso de Santos e o Departamento de Apoio ao ASB e TSB da ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD.
Compuseram ainda a plenária Cirurgiões Dentistas Coordenadores e Formadores de Cursos de ASB e TSB como foi o caso da Dra. Lusiane Borges.
Eu participei na qualidade de formador e convidado especial do Presidente do CROSP, Dr. Cláudio Miyake e dos Conselheiros Marco Antônio Manfredini e Maria Lúcia Zarvos Valleris pelo meu envolvimento pleno na luta constante pela valorização do ASB/TSB  e agora também do TPD e APD.
Vale registrar, ainda, a presença do TPD Toshio Uehara, Presidente da APDESP - Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo que, após promover a Pré-Conferência dos TPD's e APD's no dia 04 de julho, fez questão de prestigiar os Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal.


Dando seguimento, a TSB Celina Pereira dos Santos Lopes, Presidente da Câmara Técnica de ASB/TSB do CROSP e da APATESB - Associação Paulista de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, deu início aos trabalhos do dia, apresentando a dinâmica a ser aplicada, com a formação de três grupos de debates alicerçados em três eixos: Formação, Legislação e Mercado de Trabalho. Cada grupo ficou responsável por um eixo, centrando suas discussões em cima de propostas pré-encaminhadas de diversas regiões. Propostas similares foram incorporadas em único texto de forma a abranger a especificidade de cada uma.


Em seguida o representante de cada grupo procedeu à exposição dos ítens que foram analisados individualmente pela plenária e após as devidas alterações e correções propostas e inclusão de outros
ítens, foram votados e aprovados.



A redação final do texto do documento será formalizada pela Dra. Roberta, advogada do CRO.           após o que será encaminhado ao CFO para inclusão no documento base juntamente com os dos outros estados.

Após a finalizaçâo dos trabalhos, recebemos a presença marcante dos demais conselheiros e do Presidente do CROSP, Dr. Claudio Miyake que fez o encerramento da PRÉ-CONPA, destacando a importância desse momento para as categorias auxiliares do CD, garantindo a participação dos próprios interessados no processo de construção, aperfeiçoamento e valorização das profissões auxiliares em odontologia.

 
 
A Pré Conferência encerrou-se com a confraternização entre todos os presentes para reverenciar o sucesso alcançado!
 
OUTROS MOMENTOS MOMENTOS DA PRÉ-CONPA
 
EQUIPE DE SANTOS: CAMILA, EU, HELOISA, ROBERTA E ELIZABETH
 

CONSELHEIROS: CHEDIEK, MANFREDINI E MARIA LUCIA


VEJA AQUI COMO SE INSCREVER NA 4ª CONPA


O PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO SENTE-SE HONROSAMENTE FELIZ POR FAZER PARTE DE MAIS UM GRANDE MOMENTO DA LUTA PELA VALORIZAÇÃO DOS ASB's e TSB's!!!

4 comentários:

  1. Aqui em Alfenas tivemos a CONPA nenhuma de nos relatamos a inclusão da tsb no âmbito hospitalar espero que em outras CONPAS tenham lembrado pois acabei de fazer um trabalho sobre Odontologia hospitalar e vi a falta que faz a ASB, Ou TSB nos hospitais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo ou amiga. Na PRÉ CONPA de São Paulo foi inserida a proposta de inclusão do ASB/TSB na Odontologia Hospitalar, aprovada pala plenária e constará do Relatório Final. Enctre em contato comigo para maiores esclarecimentos pelo e mail: franselmo@gmail.com
      Assim que o Relatório Final for liberado pelo CROSP, publicarei no blog.

      Excluir
    2. fico feliz e torço para que tudo de certo pera a categoria

      Excluir
  2. "Cada grupo ficou responsável por um eixo, centrando suas discussões em cima de propostas pré-encaminhadas de diversas regiões. Propostas similares foram incorporadas em único texto de forma a abranger a especificidade de cada uma".

    A nossa equipe que não está na foto refere-se a proposta em Legislação e eu Heloisa Viviani como Asb estava presente e não podia deixar de dizer que fui representar as ASBs e TSBs de Santos na qual sou formada na Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista e colaboro todo ano com o CRO. Realmente valeu muito falar sobre. Levar à Brasília nossa proposta de Piso salarial e melhoria da nossa classe em Saúde Odontológica. Quero parabenizar meu grupo em levar todas as propostas em Legislação e considerar que todas as nossas propostas foram levadas sem nenhuma restrição. Quero agradecer a oportunidade. Heloisa Viviani CROASB- 19575.

    ResponderExcluir