domingo, 28 de julho de 2013

ALUNOS DO CURSO DE TPD DO LUPE PICASSO APRESENTAM TRABALHO EM CLASSE

Os alunos da 2ª turma do Curso de Formação em Técnico em Prótese Dentária do Instituto Educacional Lupe Picasso de Santos, apresentaram em classe, na quarta-feira, 15/05/2013 os trabalhos propostos pela Disciplina de Legislação e Ética Profissional sob a orientação do professor Edélcio Anselmo.

Os alunos foram divididos em 3 grupos e num verdadeiro trabalho em equipe cada um assumiu a sua parcela de responsabilidade na pesquisa, discussão de conteúdo e elaboração dos trabalhos sobre os temas respectivos a cada grupo.

Ao Grupo1, formado pelos alunos Flavia Higa, Danielle Copello, Emanuella Almeida, Fabia Cristina e Rodrigo Borges, coube a responsabilidade de discorrer sobre a História da Prótese, desde a antiguidade até os dias de hoje.



A aluna Daniele Coppello, fez a exposição em nome do grupo que traçou um perfil histórico da Prótese Dentária, desde a antiguidade, iniciando pelos séculos IV e V A.C, passando pelos Egípcios que, também, realizavam próteses e estas são consideradas as raízes da tecnologia da prótese odontológica. o grupo fez uma parada na era romana, cujas próteses eram produzidas por técnicos e constavam de próteses removíveis, mas, havia, também, a prótese parcial fixa.  

Chegaram na era dos Maias, que, segundo a pesquisa do grupo, incrustavam com habilidade pedras em cavidades preparadas nos incisivos superiores e inferiores, e, em alguns casos, também, nos primeiros molares.

Segundo o trabalho, os Japoneses talhavam próteses em um único bloco em madeira, normalmente de árvores de aroma doce, como o bluxo, a ceregeira ou o damasqueiro. A apresentação relatou, ainda, a utilização do marfim, cuja técnica era muito mais difícil do que a feita em madeira, mas, sua durabilidade era curta.

Depois, em 1787, começou-se a utilizar o ouro estampado em modelos de gesso e dentes de porcelana em próteses totais. O trabalho ainda relata que a borracha vulcanizada foi o próximo para a confecção de próteses totais. chega, finalmente, ao século XX, quando, em 1927, surgiram no mercado as primeiras resinas acrílicas que começaram a ser utilizadas na confecção de próteses totais, popularmente chamadas de "dentaduras".





Aapresentação de Danielle foi concluída com a seguinte mensagem "Hoje conseguimos caracterizar a prótese para chegar o mais próximo da realidade, com tanto avanço são muitos os recursos para que isso aconteça".


Após a exposição de Danielle, a aluna Flavia Higa apresentou um pequena mesa clínica com algumas próteses e dentes esculpidos em madeira pelo aluno Rodrigo Borges Santos.
Vale dizer que essa foi a primeira vez que Rodrigo, que domina a arte da escultura em madeira, esculpiu dentes nesse material,após o aprendizado sobre anatomia dental e início de escultura das estruturas dentais em cera, no curso.
 


Os debates entre alunos e professor aconteceram após a apresentação, como forma de esclarecer algumas dúvidas e expor alguns outros conhecimentos por parte da platéia.
 
 
Parabenizo o grupo pela pesquisa, compreensão e iniciativa, além de assumirem a responsabilidade de expor e discutir fatos importantes da prótese desde a antiguidade até os dias atuais!
 







Em próximas postagens abordarei as apresentações dos grupos 2 e 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário