quarta-feira, 24 de julho de 2013

ODONTOLOGIA HOSPITALAR - CONCEITOS

A Odontologia Hospitalar, apesar de não ser ainda uma especialidade odontológica, vem paulatinamente incorporando-se às ações hospitalares de grandes hospitais, cujos gestores, cônscios da importância dessas ações, reconhecem a necessidade das práticas odontológicas para a recuperação mais rápida e eficaz em pacientes internados com doenças sistêmicas.
Porém, muitos profissionais da Saúde Bucal ainda desconhecem o que é realmente a Odontologia Hospitalar, cujo conceito vai muito além da Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial.
Para que os meus leitores, possam compreender o alcance dessa área desenvolvida pela Equipe de Saúde Bucal, transcrevo abaixo, um texto do eminente Cirurgião Dentista Walmyr Ribeiro de Mello, Chefe da Equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Samaritano de São Paulo.

"A interação entre a medicina e as outras áreas da saúde têm se tornado um mecanismo eficaz na terapêutica instituída aos pacientes portadores de alterações sistêmicas; e as instituições de saúde têm aperfeiçoado cada vez mais os atendimentos de alta complexidade, exigindo equipes multidisciplinares no atendimento aos doentes.

A Odontologia Hospitalar tem ocupado espaço importante na resolução de patologias que envolvem múltiplos órgãos, onde a cavidade oral pode apresentar alterações que levam ao comprometimento do sucesso da terapia médica. Atualmente poucos são os hospitais que têm em seu staff profissionais da odontologia que desenvolvem tratamento clínico e de medicina oral; e, aqueles que dispõem deste serviço passam a oferecer um tratamento mais completo aos seus clientes, proporcionando a assistência multidisciplinar.

A literatura e a experiência em odontologia clínica hospitalar mostram a importância desta área no atendimento a pacientes das diversas especialidades médicas como: cardiologia, pneumologia, oncologia, hematologia, nefrologia, neurologia, pediatria, otorrinolaringologia, infectologia, entre outras.

A odontologia hospitalar e a medicina oral têm por objetivo diagnosticar e tratar alterações bucais decorrentes de quimio e radioterapia, pacientes imunossuprimidos (ex.: pacientes HIV+), entre outras patologias que podem apresentar repercussões na cavidade oral. O preparo do paciente para procedimentos cirúrgicos complexos como cirurgias cardíacas e transplantes de órgãos e tecidos, onde as infecções oportunistas podem ser fatais, exigem a avaliação da condição bucal e remoção dos focos infecciosos, sejam eles: cáries, doenças periodontais, restos radiculares infectados, e outras infecções da boca; estes cuidados levam à uma recuperação mais rápida do paciente, com menor uso de antibióticos e hemoderivados, redução do tempo de internação, diminuição da morbidade e mortalidade."

Tive a oportunidade de conhecer o Dr. Walmyr, no Simpósio de Odontologia
Hospitalar do Hospital Samaritano em 2012 em São Paulo, e, desde então, venho aprendendo muito, com ele, sobre o papel importante que o cirurgião dentista exerce na recuperação de pacientes com doenças sistêmicas graves, internados nos

Walmyr, ao lado de outros expoentes como: Paulo Sérgio da Silva Santos, Frederico Buhatem Medeiros,  Marcelo Marcucci, Keller de Martini, Luiz Alberto Valente Soares Junior, Elaine Cristina Cappellano, Vanessa Tilly Moutinho da Silva e Tais Bianca Brandão vem se tornando os grandes responsáveis da odontologia paulista, por difundir em vários eventos nacionais, a importância da incorporação de EqOH na atenção terciária em saúde bucal.
Vale lembrar ainda a abertura que esses grandes mestres tem dado para nós que defendemos a inclusão do Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal na Equipe de Odontologia Hospitalar, o que foi demonstrado no Simpósio de Odontologia Hospitalar do 16º CIOLP - Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista, oportunidade em que a TSB Daniele Amorim Tavolvaro, nossa ex-aluna, participou como simposiasta e da mesa de debates do referido simpósio.
Espero, com essa postagem, através do texto do Dr. Walmyr, poder contribuir para a divulgação desse campo de trabalho para o cirurgião dentista.

Parabéns, Dr. Walmyr, pelo excelente trabalho à frente da EqOH do Hospital Samaritano e pela abnegação no exercício dessa área de atuação na odontologia!

Um comentário:

  1. Professor, tudo bem? Tenho um grupo de alunos formado para um curso intensivo de Odontologia Hospitalar de 24 à 29 de novembro. Sou diretor de uma faculdade particular em Bauru. O Senhor poderia ministrar estas aulas? obrigado, no aguardo,
    Rafael

    ResponderExcluir