sábado, 5 de outubro de 2013

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE FORMA 90 TSB's e ASB's


Nesta quinta-feira, 03 de outubro de 2013, o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto DomMoacir (IDM), formou 90 profissionais da área de saúde bucal, contribuindo para o aumento da escolaridade, resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida e da assistência à saúde oferecida em nosso Estado.

A formatura das turmas de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal ocorreu no Anfiteatro do Hospital das Clínicas, às 19 horas, com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, a coordenadora da Escola Técnica em Saúde Anna Abreu e autoridades locais.

A formação se deu com as parcerias das secretarias estadual e municipal de saúde, Secretaria Estadual de Educação, e prefeituras de Rio Branco, Senador Guiomard e Plácido de Castro.

Os auxiliares em Saúde Bucal (ASB) são profissionais do serviço que buscam qualificação e aperfeiçoamento. Os Técnicos em Saúde Bucal (TSB) não são efetivamente do serviço, cuja formação objetiva o seu ingresso no mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e o requisito para o acesso ao TSB é ter inscrição no CadÚnico.

A maioria dos TSBs mencionaram que já conseguiram trabalho na área de formação, seja em consultórios particulares ou na rede pública de saúde.

Joélia da Silva, moradora do bairro Alto Alegre, formanda de Técnico em Saúde Bucal, disse que sempre trabalhou como empregada doméstica: “O governador deu essa oportunidade e eu não desperdicei, e até já passei no concurso do Pró-Saúde, hoje trabalho na UPA do Tucumã, mudei de vida, nunca é tarde para buscar melhoras, sou mãe de quatro filhos e responsável pelo sustento deles.”

Francisca Santos, moradora do bairro Vitória, formanda de Auxiliar em Saúde Bucal, disse: “Trabalho numa escola pública estadual, oriento as crianças quanto à higiene bucal, a escola dispõe de consultório odontológico, e quando é necessário encaminho as crianças para o dentista, recuperamos todos os dentes possíveis, com a formação o meu trabalho ficou mais qualificado.”

“O governador visa melhorar cada vez mais o atendimento em saúde do nosso Estado. Os novos profissionais devem atuar focando a humanização no atendimento, com responsabilidade e humildade no trato com as pessoas, contribuindo para a qualidade de vida e melhoria da saúde de todos,” finalizou Marco Brandão.

Comentário do professor Edélcio Anselmo: "Congratulo-me com O govêrno do Acre que, através da Secretaria de Estado da Saúde, investiu na formação desses importantíssimos profissionais que se inserem no contexto da promoção da saúde bucal. Como agente potencializador do trabalho desenvolvido pelos Cirurgiões Dentistas, contribuirão de forma incisiva para o alavancamento das ações direcionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde bucal dos cidadãos acreanos."

FONTE: PORTAL DA SAÚDE - GOVERNO DO ACRE

Um comentário:

  1. E louvável estas e outras iniciativas neste sentido. Gostaria de saber por que outros estados que nao tem iniciativas para isto não são obrigados por lei . e gostaria de saber quais as leis que obrigam estados e municípios a terem ASB e TSB nas unidades de saúde básica. Grato.

    ResponderExcluir