domingo, 21 de março de 2010

APATESB - Associação Paulista dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal


A APATESB - Associação Paulista dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal é a entidade representativa dos TSBs - Técnicos em Saúde Bucal e ASBs - Auxiliares em Saúde Bucal no Estado de São Paulo.

Essa associação veio coroar um movimento organizado, cuja primeira tentativa foi, alguns anos antes de criar a AATO - SP, Associação dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia do Estado de São Paulo, após participação de um grupo organizado de TSBs e ASBs de Campinas - SP na 3ª CONPA, Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia em Brasília em setembro de 2002.

As dificuldades de manutenção da AATO, não esmoreceram os esforços de um grupo de profissionais com uma longa história na luta pela valorização das profissões auxiliares em Odontologia, que em março de 2008 se reuniram em assembléia realizada em São Paulo, e formaram a APATESB, com o objetivo de engajamento na luta pró regulamentação e valorização das funções de TSB e ASB.

A APATESB é presidida com maestria pela TSB Celina Pereira dos Santos Lopes, e quer representar a voz de todos os TSBs e ASBs do Estado de São paulo nas reivindicações que possam valorizar esse profissionais que exercem função tão importante de auxiliar o Cirurgião dentista na promoção da Saúde Bucal.

Mas para que o longo caminho a percorrer, seja trilhado com responsabilidade, conhecimento e sucesso, há a necessidade do engajamento de todos os profissionais que atuam nos setores público e privado, promovendo uma união de forças na luta pelos direitos coletivos e de cada um dos atores sociais desta história.

Um comentário:

  1. A empresa Bitufo cujos produtos são voltados para higiene oral está selecionando pessoas com o curso de ASB e ou TSB para trabalharem como propagandista em Campinas. Como associação, vocês poderiam nos ajudar?

    Por favor, entrem em contato com: divulgacao@bitufo.com.br
    Obrigada,

    ResponderExcluir