domingo, 28 de março de 2010

Direitos da Equipe de Saúde Bucal


A importância do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal para a otimização do trabalho do Cirurgião Dentista é inquestionável, porém mesmo com a incorporação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família (PSF), o poder público, gestor desse importante programa nos municípios, deixa de valorizar não só o Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal, mas também o Cirurgião Dentista, cujo salário é incomparavelmente menor que o dos médicos. Pratica-se uma política salarial aviltante direcionada à Equipe de Saúde Bucal, que tem extrema importância na promoção da saúde individual e coletiva.

A união das categorias em entidades classistas e sindicais, se transformam num papel preponderante na busca de armas que possibilitem a conquista de direitos inalienáveis inerentes a quem exerce essas profissões.

A mobilização total de todos os profissonais, quer do setor público ou do setor privado e daqueles que já se habilitaram ou estão em fase de capacitação, mas ainda não ingressaram no mercado de trabalho, é imprescindível para a luta por esses direitos.

11 comentários:

  1. É BOM SABER QUE NÃO ESTAMOS SOZINHO NESSA...

    Quero manifestar a minha idgnação com os baixos salários pagos por algumas prefeituras aos ASB (ACD), sabemos que o ASB (ACD) faz parte das equipes de ESF com saúde bucal (atendimento odontológico), sendo obrigatória a sua presença na equipe, caso contrário a equipe ficará reprovado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde do Ministério da Saúde),o que implica no corte de repasse de recursos do Programa Saúde da Família aos municípios, esses, se queixam da falta do profissional no mercado para cumprir com essa exigência. Com o salário que estão pagando pouco mais de um salário mínimo, poucos são os que se aventuram a pagar R$ 250,00 por mês no período de um ano e meio em uma escola técnica pra se capacitar a ASB. Concursos foram realizados tendo muito pouco inscritos, e os poucos que passaram não possuíam o curso de ASB, e não puderam ser nomeados.
    Enquanto nossos gestores (rede pública) não abrirem a mente, ou a mão para essa situação, não vejo perspectiva de futuro para categoria.
    Os ASB foram incluídos nas equipes de ESF com saúde bucal, para optimizar o atendimento odontológico, aumentado visivelmente o número de atendimentos. Há secretarias municipais da saúde que procuram com urgências ASB para formar equipes, e estão tendo dificulades para tal, com certeza não é só a falta de profissionais no mercado, mas sim o baixo salário oferecido.
    PAULO ALEXANDRE DE SOUZA
    SOBRADINHO - RS
    VISITEM:http://asbtsblegais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ecos de minhas palavras tiveram boa repercussão.
    Após algumas conversas com pessoas do meio político, vereadores, secretários,por exemplo, relatando o que escrevi acima, algumas prefeituras resolveram ter outra postura em relação as equipes de saúde bucal, no quesito salário, em especial aos ASB, por enquanto foi só promessa , mas regada de muita esperança, mesmo porque, eles estão sentindo o problema na pele, algumas prefeituras sentido a dificuldade de contratação dos ASB, ja estão criando meios para alterar os salários, é claro, para mais, tendo em vista os concursos próximos, ja que o ministéro público está fazendo forte cobrança para tal.Isso só está acontecendo devido a lei da oferta e procura, a únião de categorias em sindicatos ainda é a melhor saída, para revendicar direitos.
    PAULO ALEXANDRE DE SOUZA
    SOBRADINHO - RS

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem Edélcio, além dos salários baixíssimos, outro problema grave ilegal e imoral esta acontecendo em Cubatão, a terceirização da Sáude. Alias seria um tem interessante pra você pesquisar, tudo que eu tenho lido sobre isso é de ilegalidades, processos, etc e Cubatão vai nesse caminho da ilegalidade contratando profissionais que exercem atividades ''fins'' como médicos, dentistas, agentes de saúde , etc... Cada vez inchando mais o quadro de profissionais da cidade... abraços

    ResponderExcluir
  4. Falou,falou... mas não achei meus direitos e um
    dentista de psf não ganha menos de tres mil reais por mes,sem falar que divide-se a carga horaria,entre consultas clinicas e palestrinhas...Enquanto nós asb ficamos nos dividindo entre um dentista e outro,nossa classe sim merece mais valorização...bbjjkkkaa

    ResponderExcluir
  5. prezados colegas, é com muita tristeza que venho testemunhar a vergonha que é a forma com que algumas prefeituras se comportam em relação aos vencimentos dos cirurgiôes-dentistas do P.S.F.Temos alguns casos recentes e, para comprovar o que falamos, citamos aqui a Prefeitura Municipal de Lorena_SP. que agora mesmo está demitindo os dentistas em detrimento do aumento salarial aos médicos e enfermeiras. É uma vergonha pois poucos sabem (ou se interessam a saber)a verdadeira função dos dentistas dos P.S.Fs. Uma verdadeira VERGONHA a atitude em relação aos profissionais que sempre lutaram e trabalharam para que a população sempre estivesse amparada. DEVE-SE COMUNICAR AO GOVERNO FEDERAL TAL ATITUDE COVARDE E BURRA!!!!!!DESCULPEM O DESABAFO........

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os cometários descritos. A ASB E TSB esão sendo pouco valorizados no mercado de trabalho, tanto na rede pública como privada. Mas tenho esperanças de as coisas melhorarão, principalmente na valorização da profissão e salário.

    ResponderExcluir
  7. trabalho em psf e gostaria de saber se tenho direito ao repasse,sou asb

    ResponderExcluir
  8. POR FAVOR, PRECISO DA LEI OU PORTARIA ONDE O ASB TEM O DIREITO AO REPASSE DO PSF.DESDE JÁ TE AGRADEÇO.UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  9. Moro em Belém da Paraiba e o prefeito paga apenas 545,00 ao ASB e quando tem aumento para equipe ele só da aumento para os dentista e além do mais um TSB recebe menos que 700,00.Faça alguma coisa por nós, pois não é justo se capacitar e receber tão pouco.

    ResponderExcluir
  10. Oi, venho pedi ajuda... Por favor faça algo pela classe das TSB, aqui em belem do pará tem muito dentista contratando pessoas sem curso de tsb para exercer a profissão ilegal. Por favor....

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos ou amigas de Belém da Paraíba e Belém do Pará, peço que voces entrem em contato comigo pelo e mail franselmo@uol.com.br
    se identifiquem e ma façam um relato mais detalhado sobre o problema que estão vivendo em seus respectivos municípios.Terei o maior prazer em orientá-los.
    Um grande abraço
    Edélcio

    ResponderExcluir