quarta-feira, 17 de março de 2010

Nova turma de Técnico em Saúde Bucal


Tiveram início ontem, dia 16 de março de 2010, as atividades didáticas da 3ª turma do Curso de Técnico em Saúde Bucal do Instituto Lupe Picasso Dom Bosco e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, onde tive a oportunidade de proferir a Aula Inaugural abordando o tema: "Técnico em Saúde Bucal - Evolução da profissão e perspectivas de futuro".

Abordei fatos históricos desde a origem da odontologia no Brasil com a chegada dos primeiros dentistas que eram denominados de Mestres Cirurgiões e Barbeiros que "curavam de cirurgia, sangravam e tiravam os dentes"( PC Narvai), falando também da fase inicial de profissionalização da odontologia, em que os Dentistas trabalhavam sozinhos, sem a colaboração de profissionais auxiliares.

A história continua com a incorporação dos primeiros auxiliares no começo do SéculoXX, representados pelo Atendente de Consultório e Protético (Machado, 1994), e passa por 1952 quando a antiga Fundação SESP, hoje Fundação Nacional de Saúde inicia a utilização do AHD em intervenções intrabucais. Em 1975 o Ministério da Educação e Cultura, através do Conselho Federal de Educação edita, pelo Parecer 460/75, a Normatização da Formação do Técnico em Higiene Dentária e Atendente de Consultório Dentário e em 1984 o Conselho Federal de Odontologia regulamenta as funções de THD e ACD, através das Normas para Consolidação dos Procedimentos nos Conselhos de Odontologia.

A transformação das funções de THD e ACD em profissões regulamentadas no Brasil, com a nova denominação de TSB e ASB ocorre em 24 de dezembro de 2008, através da Lei nº 11.889 sancionada pelo Presidente da República, coroando uma luta de décadas no sentido de legitimar as conquistas na prática em todo o país.

Com a abordagem desse tema na aula inaugural os alunos do Curso foram introduzidos no universo da odontologia, iniciando assim o trilhar de um caminho rumo a uma profissão que completa a tríade que tem o objetivo de promover a promoção, proteção e recuperação da saúde bucal.

3 comentários:

  1. Gostei desse blog,sempre estou dando uma olhadinha pra ficar bem informada e poder comentar com minhas amigas de trabalho.meu curso de ACD só começa em abril,mais desde já proucuro infomações pra ficar bem interada no assunto.VC ESTA DE PARABENS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Essa aula abriu de forma espetacular o Curso de TSB com sua 3a turma.
    Apenas profissionais competentes como você conseguem em poucoas e sábias palavras fazer com essa nova geração veja a evolução que a as profissões de auxiliar e técnicos teve e principalmente es boas expectativas do futuro.
    Parabens meu grande amigo Dr. Edélcio.
    Maria Regina da Silva Amorim

    ResponderExcluir
  3. Cara Leila.Fico feliz que esteja acompanhando e gostando do meu Blog.Se você quizaer estabelecer mais contatos, mande email para franselmo@uol.com.br ou franselmo@gmail.com que terei o maior prazer de responder.
    Um grande abraço
    Edélcio

    ResponderExcluir