quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Em Recife, Alunos da Rede Pública poderão ter Carteira de Saúde Bucal

Alunos da Rede Municipal de Ensino, compreendendo as crianças de zero a três anos de idade assistidas pelas creches, de quatro a cinco anos (pré-escola) e de seis a catorze anos, matriculados no ensino fundamental, poderão ser beneficiados com a criação da Carteira de Saúde Bucal, uma iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP). O projeto, que está em tramitação nas comissões permanentes da Casa, tem como objetivo criar uma cultura da prevenção das doenças, com a ida permanente dos alunos ao dentista.

O parlamentar explica que, infelizmente, ainda não existe no Brasil a conscientização de que prevenir é sempre o melhor remédio, principalmente quando se fala em saúde bucal. “Dos problemas que ocorrem com as crianças, a cárie é o mais comum de todos. Levantamentos epidemiológicos já comprovaram que este é o mal de maior incidência entre crianças de países latino-americanos e o grande responsável pela dor, desconforto, mau hálito, perda de dentes, abcessos e focos dentários”, afirmou o vereador.

O projeto prevê que a carteira de saúde deverá ser identificada com o nome de cada aluno, conter espaços para data e anotações referentes à situação bucal de cada paciente, periodicidade e meios disponíveis para agendamento dos atendimentos. A carteira deverá ser exigida por ocasião da matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino, devendo estar em dia com as consultas. Caso o documento não esteja em ordem, os pais deverão ser alertados para o fato e, no caso de não comparecimento aos postos por um prazo superior a um ano, o conselho tutelar deverá ser acionado.

Para garantir o atendimento a todos os alunos, o poder público poderá celebrar convênios, contratos e acordos com os Governos Federal e Estadual, entidades públicas ou privadas e organizações não governamentais, respeitadas as normas legalmente estabelecidas.

Para Aerto Luna, as doenças bucais constituem um forte adversário para o desenvolvimento da criança, pois reduzem sua resistência orgânica, causam problemas nas articulações e outras complicações que, muitas vezes, o levam a faltar aulas e provas na escola, trazendo, como conseqüência, um baixo rendimento escolar. “A melhor forma de se evitar tais complicações é visitar regularmente o dentista”, reforça o vereador, “e é com o objetivo de implantar esta cultura que é fundamentada minha proposição. Se conseguirmos conscientizar pais e alunos da importância da manutenção de uma boa higiene e saúde bucal, visitas regulares ao dentista e alimentação saudável, teremos atingido um grande feito em prol do desenvolvimento das crianças recifenses”, concluiu.

Fonte:http://www.odontosites.com.br/odonto/default2.asp?s=noticias2.asp&id=897&titulo=Em_Recife_Alunos_da_Rede_Publica_poderao_ter_Carteira_

Nenhum comentário:

Postar um comentário