segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2010

No dia 1º de janeiro de 2010 postei neste Blog um texto sobre a chegada do novo ano, comentando a minha passagem na praia do Gonzaga juntamente com parte da minha família. Em alguns parágrafos relatei os momentos mágicos vividos durante 15 minutos, onde a luz dos fogos de artifício, saudavam o novo ano que estava nascendo. Desejava então um ano tão mágico quanto àquele espetáculo que se descortinava perante os olhos de todas as camadas sociais que se faziam presentes na areia e nos jardins mais lindos que enfeitam as praias de Santos.
E foi, realmente, um ano mágico começando pelo reencontro, ainda que pela internet, com parentes que eu não tinha contato há muitos anos.

Com relação aos Cursos de Formação de Recursos Humanos Auxiliares em Odontologia, destaco a aula inaugural da terceira turma do Curso de TSB, que ministrei no dia 16 de março discorrendo sobre o tema “Técnico em Saúde Bucal – Evolução da Profissão e Perspectivas de Futuro”.


Em agosto aconteceu a conclusão da 2ª turma de TSB - Técnico em Saúde Bucal,
com a entrega dos certificados às alunas que terminaram as atividades didáticas e de estágio, conquistando assim o direito de se registrarem no Conselho Federal de Odontologia como TSB. Vale lembrar que algumas delas já prestaram concursos públicos e processos seletivos dentro da nova função inclusive com ingresso no serviço público através da Estratégia de Saúde da Família.



Com referência aos cursos de ASB - Auxiliar em Saúde Bucal, tivemos também a formatura da primeira turma do Curso de 300 horas, cujo encerramento aconteceu no dia 18 de setembro, com palestra proferida pela Dra. Vanessa Tilly M. da Silva que abordou o tema "Atendimento Odontológico à Pacientes com Câncer".


Em 25 de setembro tivemos o início das atividades letivas da 2ª turma do Curso de ASB – 300 horas, com aula inaugural proferida pela Professora Maria Regina da Silva Amorim, Coordenadora dos Cursos Técnicos do Instituto Lupe Picasso e ACDBS.


No dia 18 de dezembro tive a oportunidade de ministrar para essa turma, aulas da Disciplina de Legislação e Saúde Coletiva, onde abordei temas como Conceitos de Ética; Perfil de Competências; Regulamentação das Profissões de TSB e ASB; Motivação Profissional; Trabalho em Equipe e Saúde Coletiva, encerrando as atividades didáticas do semestre.


Em 01 de outubro o Técnico em Prótese Dentária Helvétio Nunes Junior proferiu a aula inaugural do Curso Livre de Atualização em Prótese Ortodôntica, mais uma promoção do Departamento de Cursos Técnico do ILP, dirigido a Cirurgiões Dentistas e Técnicos em Prótese Dentária.

Finalmente, para coroar as atividades e os projetos implantados em 2010, o Instituto Lupe Picasso lançou o Curso de Habilitação em Técnico em Prótese Dentária, cuja primeira turma tem seu início previsto para fevereiro de 2011.

Nos dia 26, 27 e 28 de outubro o Colégio promoveu a Semana da Saúde Bucal, em cuja programação os alunos do Curso de TSB desenvolveram atividades educacionais e preventivas dirigidas aos alunos de educação infantil e ensino fundamental, como forma de estimular as ações de promoção da saúde bucal.


Quero fazer uma menção honrosa à Professora Luciene Picasso, Diretora da Escola, que tem oferecido incentivos e apoiado de forma dinâmica e integral todos os projetos que envolvem os referidos cursos.

Tivemos, ainda, durante o ano, dois grandes eventos voltados para Pessoal Auxiliar em Odontologia.

Em maio, como parte integrante do XV CIOLP – Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista, o Departamento de Saúde Coletiva da ACDBS promoveu o Simpósio de Saúde Bucal Coletiva que teve como Tema Central: “Incorporação de TSB e ASB na Equipe de Saúde Bucal e Estratégia de Saúde da Família” com uma Mesa de Debates envolvendo profissionais de nível superior e técnico que atuam nos serviços públicos de saúde dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Fizeram parte, ainda, da programação dirigida aos TSBs e ASBs , duas palestras e um curso de atualização com o objetivo de aprimoramento dos conhecimentos.
Contamos nesse evento, com a participação da Dra. Edna Luzia Ribeiro, da Faculdade de Odontologia de Anápolis – Goíás, Dr. Marco Anton io Manfredini, Conselheiro do CROSP, Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidentes da ACDBS e das Técnicas em Saúde Bucal Celina Pereira dos Santos Lopes e Irene Rodrigues.

No dia 29 de setembro, a ACDBS promoveu o Iº Encontro de Técnicos e Auxiliares
em Saúde Bucal, quando recebemos o Dr. Marco Antonio Manfredini, Cirurgião Dentista e Conselheiro do CROSP, que ministrou palestra sobre Perspectivas e Oportunidades para os Profissionais TSB e ASB.


Ressalto ainda como grande momento do Blog, a postagem sobre o prêmio Destaque em Saúde da Editora Abril, conquistado pela Equipe de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Peruíbe, representadas pelas Dras. Claudia Oliveira Ferreira e Sandra Gomes da Silva, com o trabalho “Uma solução para o armazenamento e descontaminação de escovas dentais em ambientes escolares”, tendo conquistado também o 1º lugar na modalidade Experiências Inovadoras em Serviço Público no EPATESPO de Atibaia em maio, e menção no ENATESPO de Vitória, no Espírito Santo em julho.


Eu teria que me alongar muito mais para fazer referência de todas as postagens de 2010, mas, devo dizer que me sinto realizado por ter podido registrar eventos tão marcantes na trajetória da Odontologia e Saúde Bucal Coletiva da nossa região.

Desejo agora, que o ano de 2011 seja marcado por grandes momentos que eu possa inserir nas páginas do Blog do Professor Edélcio Anselmo e divulgá-los para todos os leitores e seguidores nacionais e internacionais que tem me prestigiado com a sua atenção.

2 comentários:

  1. Querido Edélcio,

    Não poderia deixar de registrar um comentário sobre a retrospectiva 2010, um ano de muita luta, muito aprendizado e muitas conquistas para todos nós. Nos últimos anos, a Odontologia vem crescendo e se organizando de forma parceira, principalmente na saúde coletiva. Afinal de contas, só muda o lugar, os desafios, obstáculos e provações são os mesmos. Esta crescente parceria traz perspectivas positivas para a odontologia futura do Brasil. Temos esta responsabilidade nas mãos e não podemos perdê-la de vista.
    Me orgulho por poder fazer parte e dar o melhor que tenho e do que aprendi nestes anos todos.
    Tenho você como referência em toda minha trajetória pública...idealismo, paixão e paciência. Muito obrigada, meu amigo.

    Um grande beijo

    Claudia de Oliveira – Peruíbe-SP

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela excelente retrospectiva. Muito devemos ao seu empenho e dedicação em divulgar o nosso trabalho.
    Tomara que 2011 seja um ano bem rico em atividades e acontecimentos para a saúde bucal.
    Feliz Ano para todos os seus seguidores e para você e sua familia.
    Maria Regina
    Coordenadora dos cursos de formação de TSB, ASB e TPD.

    ResponderExcluir