segunda-feira, 21 de março de 2011

FATO HISTÓRICO: INÍCIO DA FLUORETAÇÃO DA ÁGUA NA BAIXADA SANTISTA

Começo de ano é sempre momento para que vasculhemos nossos arquivos eletrônicos ou não, para que possamos selecionar textos e fotos guardados, no sentido de que realmente o que vale a pena manter nas nossas memórias digital e/ou cerebral. E, assim, mais uma vêz no início deste ano, comecei a fazer esse trabalho que me levou a deitar fora vários documentos inservíveis para esta fase atual da minha vida. Porém, no meio de tanto papel inútil que atulhava minhas gavetas e prateleiras encontrei alguns que me fizeram voltar ao passado e relembrar passagens infinitamente agradáveis de minha vida profissional, dentre as quais a época em que fui, primeiramente membro e depois Secretário do Conselho Científico da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - Regional de São Vicente, período no qual fui, também, membro do Corpo Editorial do jornal editado por essa regional.
Pois bem, no meio dos meus guardados encontrei um exemplar dessa publicação bimensal datado de maio/junho de 1983 de cujo conteúdo, constou em sua página 8 um texto escrito pelo nosso grande amigo e Cirurgião Dentista João Villela de Souza que relatava um fato que se tornou histórico na nossa região: o início da adição de flúor nas águas de abastecimento público da baixada nas cidades de Cubatão, Santos e São Vicente.
A luta pela fluoração da água na Baixada Santista já vinha de muito tempo, começando em 1964 através de uma comissão de Cirurgiões Dentistas de Santos que se reuniu várias vezes com o objetivo de sensibilizar o então SASC, serviço que abastecia Santos e Cubatão, da necessidade de adicionar o flúor na água. O SASC justificou a impossibilidade do atendimento em virtude da necessidade de realização de outras obras com grandes gastos, falta de verba e outros motivos, ficando o projeto do flúor relegado a segundo plano.
Novos colegas se incorporaram à comissão que continuou a sua luta procurando sempre atingir os mesmos objetivos. Em setembro de 1972, o serviço de água  da baixada passou para a responsabilidade da SBS - Saneamento da Baixada Santista, nova comissão foi formada, que também nada conseguiu, pois a SBS apresentou uma série de obstáculos.
Em 1982, dez anos após, foram realizadas novas gestões junto a SABESP, que tinha assumido o controle do tratamento de água na região, e esta estabeleceu o início da fluoretação da água em Santos, São Vicente e Cubatão para meados de abril daquele ano.
Mas, foi no ano seguinte, em 1983 que, finalmente, a SABESP atendeu a antiga reivindicação da classe odontológica e passou a adicionar o flúor na água, beneficiando uma grande parcela de usuários da região.
A APCD - Regional de São Vicente, enviou ofício ao então Superintendente da SABESP, José Lopes dos Santos Filho, agradecendo o seu envolvimento  e de todos os engenheiros, técnicos e ao Govêrno do Estado de São Paulo, por esse ato tão importante em prol da saúde da população.
Assim, esse método tão eficaz no processo de redução da incidência da cárie dentária, com percentual estabelecido em torno de 60%, cuja primeira cidade a ser beneficiada foi Baixo Guandú no Espírito Santo no ano de 1953, passou a fazer parte do rol de medidas preventivas em saúde bucal, nas cidades de nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário