domingo, 24 de julho de 2011

METAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA A SAÚDE BUCAL

Em entrevista concedida ao Jornal do CFO, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre metas e desafios da sua gestão, destacando a importância da Saúde Bucal como parte indissociável da saúde geral do indivíduo e que continua sendo uma das prioridades do governo federal.
A ampliação do programa Brasil Sorridente, como forma de continuar a busca da reversão do quadro de má saúde bucal inerente à população brasileira, leva a Coordenação Nacional de Saúde Bucal a propor novas metas no sentido de buscar ampliação, qualificação e consolidação dos serviços já implantados.
Assim sendo, estas são as principais metas a serem atingidas:
1. Universalizar o atendimento odontológico com a extensão para 100% dos municípios atingidos pelo Programa. Em 2010 tínhamos 87% de cobertura.
2. Igualar o número de Equipes de Saúde Bucal às Equipes de Saúde da Família.
3. Implantação de 400 novos Centros de Especialidades Odontológicas com proiridade para as regiões Norte e Centro-Oeste.
4. Implantação de 500 novos Laboratórios de Prótese Dentária com proridade para as áreas que possuem maior número de demanda, baseado nos resultados elencados no relatório final do Levantamento Nacional das Condições de Saúde Bucal concluído em 2010.

2 comentários:

  1. Caro professor,

    Tomei conhecimento do seu blog hoje e gostei muito.Eu não tenho um blog ainda,mas tenho um site www.canaldasaudebucal destinado ao publico leigo .Acompanho de perto o projeto Brasil Sorridente .Na próxima terça irei falar sobre esse e outro projeto da qual eu faço parte (www.turmadobem.org.br)na Rádio Catedral FM às 11h.Parabéns pelo trabalho.Um abraço.Dra.Cristiane Tavares

    ResponderExcluir
  2. Vejo o programa “Brasil Sorridente” como uma forma revolucionária na cobertura da assistência em saúde bucal pública.
    Consigo imaginar aquele cirurgião dentista, daquela região erma desse país cada vez menos ermo a trabalhar executando todas as ações pertinentes às suas funções e me emocionaria ao ouvir as palavras de agradecimentos daqueles que identificariam o “doutor” como de suas posses.
    _ "Meu doutor é o fulano de tal. . .
    Porém fico um tanto confuso ao tentar enquadrar as ações do profissional daquelas áreas no mesmo foco daqueles dos grandes centros urbanos aonde a infra-estrutura existente já apontava na direção desse programa antes mesmo de falarmos dele.
    E a confusão se estabelece quando do envio de verbas para implantação das ações generalistas, envio esse desnecessário a meu ver, pois a maioria, senão todos os grandes centros já atuavam nessa mesma direção.
    Excluo desse comentário a participação das verbas do setor especializado por serem elas muito bem enquadradas no status quo.

    ResponderExcluir