sexta-feira, 1 de julho de 2011

DENTISTAS DA REDE PÚBLICA DO RECIFE SEGUEM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Esta notícia referente a uma ação recente dos Cirurgiões Dentistas lotados na rede pública de saúde do Recife, publicada no site do Diário de Pernambuco me chamou a atenção, por se tratar de um fato incomum na história das ações emanadas da classe odontológica. Segundo a nota, a categoria desencadeou o movimento no sentido de reivindicar melhores condições de trabalho e aumento salarial, não aprovando a proposta apresentada pela Prefeitura de correção de 4% no salário-base e ampliação de algumas gratificações.
Tradicionalmente os Cirurgiões Dentistas tem sido excluídos do processo de valorização profissional, diferente de outros profissionais de nível superior, principalmente os médicos, que, de forma geral são contemplados com diferenças salariais a mais, se comparados com a nossa categoria. Alegam os gestores que quando se abre um concurso público para médicos, existem casos de até não se apresentar nenhum candidato a vagas de uma determinada especialidade, enquanto que, cada vaga destinada a Cirurgiões Dentistas é disputada por dezenas de candidatos. Esta justificativa, na minha ótica é superada pela importância da atividade odontológica no contexto de saúde, visto que a saúde bucal é um dos pontos mais importantes na promoção e manutenção da saúde como um todo,  sendo que muitas doenças sistêmicas são manifestadas primeiramente na cavidade bucal, e tem o seu diagnóstico inicial realizado pelo Cirurgião Dentista.
Defendo há muito tempo há necessidade da nossa classe estabelecer um processo de luta com o objetivo de quebrar o paradigma de ser uma categoria desunida, e deixar a acomodação a que está condicionado, sair das quatro paredes do consultório e se lançar à luta pela defesa de seus direitos.
Em vez de nos contentarmos em ser coadjuvantes nesse cenário de desvalorização, devemos todos nos engajarmos no processo que está se estabelecendo nos dias atuais, em que a classe médica e a odontológica tem participado conjuntamente na preservação de seus direitos junto às operadoras de planos de saúde.

O mesmo pode ser aplicado na defesa dos direitos profissionais vinculados ao serviço público, e isso é que está acontecento hoje na Região Metropolitana da Baixada Santista , quando estamos representados na Agência Regional de Saúde através da ACDBS, cuja finalidade principal é a valorização dos profissionais de saúde com o estabelecimento de um piso salarial único para todos os municípios, terminando assim com as discrepâncias existentes.

Os profissionais da Saúde Bucal de todo o país, a exemplo dos Cirurgiões Dentistas do Recife precisam, imperiosamente sair da letargia e se envolverem intensivamente nos ciclos de debates e reflexões sobre o futuro da odontologia, sem o que estaremos à mercê não só da falta de reconhecimento da importância do nosso papel na saúde pública, mas, também da total subordinação às tabelas escorchantes dos pseudos planos de Saúde.
No fim  das contas, além do desmantelamento profissional, os resultados terão reflexo naquele que ó objeto do nosso trabalho: o nosso paciente, seja ele público ou particular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário