quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reunião da Agência Regional de Saúde em Santos

Na manhã desta segunda-feira (25), foi realizada mais uma reunião da Agência Regional de Saúde, com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde e demais lideranças da Região Metropolitana da Baixada Santista. O encontro aconteceu no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, na Prefeitura Municipal de Santos.
O Dr. Braz Antunes Mattos Neto participou da reunião representando a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs). O Sindicato dos Médicos de Santos e Região (Sindimed) e a Associação dos Médicos de Santos (AMS) também foram representadas por seus presidentes, respectivamente Dr. Álvaro Norberto Valentim da Silva e Dr. João Sobreira de Moura Neto.
A abertura da reunião foi feita pelo anfitrião, Prefeito João Paulo Tavares Papa. Em seguida, Dr. David Uip iniciou os trabalhos falando sobre a preocupação do Governo do Estado com o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos profissionais da saúde. "Pela primeira vez vejo algo sustentável e discutível no que se refere a ações do Governo do Estado em relação ao PCCS. Já temos um projeto definido", declarou Uip.
As prefeitas Milena Bargieri e Maria Antonieta de Brito fizeram reivindicações aos seus municípios, assim como os Secretários de Saúde dos demais municípios representados, que explanaram sobre o andamento de projetos. A Secretária Maria Lígia Pereira e o Prefeito Papa explanaram sobre a aquisição do Hospital dos Estivadores: "Estamos ultimando o pré-projeto para a reforma, pois o prédio atual não tem condição alguma de uso. Será necessária uma reforma total, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, troca de elevadores, mobiliário e equipamentos. O número inicial de 260 leitos não será mais possível, devido à necessidade do uso de espaços exigidos pelas normas técnicas que não eram usados no modelo antigo, mas teremos de 178 a 200 leitos de média e baixa complexidade no Hospital dos Estivadores, que será uma retaguarda para os pronto-socorros", informou a Secretária Maria Lígia. O Prefeito Papa complementou informando que no mês de agosto deve ocorrer no Salão Nobre a solenidade de assinatura da escritura definitiva do imóvel.
David Uip levantou a questão da situação crítica de doenças infecto-contagiosas na Baixada Santista. "É estarrecedor, é o maior índice do Estado", declarou. Após o anúncio do Diretor do Hospital Guilherme Álvaro, Dr. Ricardo Hayden, de que durante a epidemia de dengue no início do ano havia leitos ociosos no hospital, os prefeitos e secretários de saúde foram unânimes em concordar que a regulação de vagas voltasse para o município de Santos, para otimizar os recursos e melhorar o atendimento aos pacientes.

A próxima reunião da Agência Regional de Saúde será realizada no final de agosto, em Cubatão.


Fonte: Priscilla Radighieri - Gabinete do vereador Braz Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário