sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Prefeitura de Cubatão deve criar o cargo de TSB

Durante a realização da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Cubatão, recebi uma grande notícia que, se concretizada, virá atender a uma grande necessidade da Saúde Bucal do município, pela qual venho lutando há muitos anos.
Em colóquio com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Jocelene Batista Pereira, esta me informou que já está em processo de estudos a criação do cargo de Técnico em Saúde Bucal no quadro funcional da Prefeitura.
Essa medida, que foi apresentada como proposta e aprovada na Plenária Final da Conferência, pode se confirmar ainda neste ano e permitirá a reorganização do sistema de atendimento da Divisão de Odontologia, otimizando o trabalho, com a plena  incorporação da Equipe de Saúde Bucal em todos os níveis de atenção.
Ao Técnico em Saúde Bucal é permitido o exercício de algumas atividades, anteriormente apenas inerentes ao Cirurgião Dentista, mas, que, com a promulgação da Lei º 11.889 de 24 de de dezembro de 2008 que regulamenta as profissões de TSB e ASB, extendeu essa permissão ao TSB.
Uma das vantagens da criação desse cargo consiste na possibilidade do município aderir à modalidade II de incorporação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família o que reverte no auferimento de maiores recursos financeiros provenientes do Ministério da Saúde e ampliação de vagas no mercado de trabalho que vem de encontro ao desejo da administração municipal.
Quero parabenizar a Secretária de Saúde, Jocelene Batista Pereira, por mostrar-se sensibilizada à essa reivindicação antiga da área odontológica e pela sua preocupação em contemplar a valorização do profissional auxiliar em odontologia.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos pela luta de melhorar o atendimento aos mais necessitados.

    ResponderExcluir
  2. Na posição de Cirurgião Dentista da PMC encontro-me ansioso para que estejamos , em tempo rápido, contemplados com mais esse tipo de profissional a trabalhar em uma área de atuação a qual hoje encontra-se ocupada por outros Cirurgiões Dentistas da rede que desviam suas imensas capacidades de atuação na ciência odontológica a fazer procedimentos hoje inerentes aos Técnicos em Saúde Bucal.
    Se bem vindos TSB’s e comemoremos o retorno aos diversos campos de atuação disponíveis na Divisão de Odontologia daqueles que, hoje, desperdiçam seus talentos nas áreas técnicas de atuação.

    ResponderExcluir