domingo, 31 de julho de 2011

20.000 VISITAS

É com orgulho que atingi hoje, o número de 20.000 visitas, após dois anos de vida do Blog do Professor Edélcio Anselmo. Foram 24 meses de uma experiência impar, com acessos de todos os estados brasileiros e mais quarenta países de todos os continentes. Pude, nesse tempo levar as minhas mensagens, dividir com todos a minha experiência em 40 anos de vida odontológica e, principalmente, a vivência como cirurgião dentista voltada para a saúde bucal coletiva.
Outros temas relevantes que preencheram  grande parte das minhas postagens,  referiram-se à importância da incorporação de pessoal auxiliar em odontologia na composição da Equipe de Saúde Bucal, profissionais que em toda a minha vida ativa procurei valorizar, e a quem passei a dedicar a maior parte do meu tempo após a minha aposentadoria, atuando como professor de Cursos de Capacitação para Auxiliares em Saúde Bucal e Formação de Técnicos em Saúde Bucal, e agora, mais precisamente, no dia 3 de agosto estarei iniciando a minha atuação como professor do Curso de Formação de Técnico em Prótese Dentária.
E devo esse envolvimento com o processo educacional, a duas pessoas maravilhosas que me abriram o espaço para vivenciar essa nova vida laborativa: a Cirurgiã Dentista Maria Regina da Silva Amorim, Coordenadora dos Cursos Técnicos da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista e Instituto Educacional Lupe Picasso dom Bosco e à Diretora desse mesmo Instituto, Luciene Picasso Nicolau Correa, que passaram a exercer importante papel no meu crescimento como educador.
A interação com os alunos e com os professores dos cursos aos quais homenageio, em nome da professora Sheila Oliveira Correa, da qual fui um pouco mestre e um  pouco aluno, se constituiu em em um grande incentivo para essa minha nova vivência.

Quero dividir, também, com meus leitores e seguidores a alegria  de ter sido o coordenador do primeiro Curso de Formação de Pessoal Auxiliar em Odontologia da baixada santista, o Curso de Qualificação III, Habilitação Parcial em Atendente de Consultório Dentário, promovido pela Prefeitura Municipal de Cubatão através do Projeto Larga Escala da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em 1990. Na oportunidade formamos 15 ACDs que foram recrutadas dentro do quadro de servidores da administração municipal.
Outros pontos marcantes das postagens neste Blog se referiram ao Programa de Saúde Bucal do município de Cubatão, do qual destaco a criação do PREVEN-TÃO - Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão e do Centro de Referência em Saúde Bucal anexo à Policlínica de Cubatão.
A motivação para mobilização dos profissionais da odontologia no sentido de buscar os seus direitos e a sua valorização, foram temas constantes deste blog.
Destaco também a divulgação de vários concursos públicos voltados para os CDs, TSBs e ASBs, promovidos em vários municípios, que serviram para motivar várias ASBs e TSBs a se increverem nesses concursos, onde várias conseguiram aprovação e ingresso nos serviços públicos de saúde. Nesse mister, destaco a ASB Géssica  Sampaio, uma das muitas que tomaram conhecimento dos concursos através das minhas postagens, e que hoje faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Guarulhos.
O intercâmbio com outros blogueiros também me permitiu a ampliação dos meus contatos profissionais e até de laços de amizade, e incluiu o meu nome no rol de profissionais conhecidos em outras plagas, o que me levou a ser convidado, recentemente a ter uma entrevista publicada pelo Sofá do Dentista, a compor a Comissão Organizadora do 1º CIATESB - Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e 1º Encontro de Capacitadores e Formadores de Auxilares e Técnicos em Saúde Bucal, presidida pela Dra. Lusiane Borges que me agraciou com essa responsabilidade. Além desse evento, recebi, ainda, nesta última semana, o convite da Dra. Roberta Suely, Coordenadora do Projeto Dentista do Bem de Mogi das Cruzes e  Diretora do Departamento Científico da APCD/Regional de Mogi das Cruzes, para participar da  reunião de Coordenadores de Saúde Bucal de diversos municípios da região de Mogi das Cruzes, que acontecerá durante o Congresso da Universidade Braz Cubas, para discutir e/ou apresentar seus projetos em suas cidades. Essa reunião possibilitará aos alunos das universidade acompanharem e participarem de debates relacionados aos projetos a serem apresentados.

Seria necessário muito mais espaço para que eu pudesse descrever todas as coisas boas que o Blog me proporcionou, uma atividade gratificante que começou num bate-papo com meus filhos Marcus Vinícius e Cristiane, que transformaram a minha idéia de criar um site, no desafio de escrever um blog voltado para contar um pouco da minha história de vida profissional.
E me desculpem os leitores e seguidores, se de vez em quando falo sobre fatos pessoais importantes da vida pessoal.
Agradeço também a minha grande incentivadora e esteio familiar, a minha esposa Luciane.
Grato a todos, e espero que tenha muito mais para contar durante o trajeto até a postagem das 30.000 visitas.
Um grande abraço a todos!

2 comentários:

  1. Parabéns Edélcio!
    Reconheço esse Blog como uma grande voz na odontologia da baixada. E me orgulho de, por vezes, lançar voz nesse espaço.
    Sucesso "procê" Mermão!

    ResponderExcluir
  2. Seu sucesso representado por esse expressivo número de visitantes nos enche de alegria,
    É um orgulho ter você como amigo e membro de nossas equipes!
    Maria Regina Amorim
    Coordenadora dos Cursos de formação de ASB, TSB e TPD

    ResponderExcluir