segunda-feira, 4 de julho de 2011

PLENÁRIA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CUBATÃO

Aconteceu no sábado. 02/06/2011, o segundo dia de atividades da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Cubatão na Unidade Municipal de Ensino João Ramalho.
No período da manhã tivemos a Plenária de Organização, as reuniões dos Grupos Temáticos e a Consolidação das propostas selecionadas por esses grupos. No período da tarde houve a plenária geral para votação das propostas e votação para escolha dos futuros conselheiros do Conselho Municipal de Saúde.
Os grupos temáticos foram divididos em número de dez, cada um debatendo sôbre uma das áreas relacionadas ao tema central "Acesso e acolhimento com qualidade: desafio para o SUS". Foram abordados sub-temas como Acolhimento na Atenção Básica, nas Especialidades, ma Urgência e Emergência, na Atenção Hospitalar, na Saúde mental. na Saúde Bucal, na Saúde do idoso, na atenção Materno-Infantil, na Vigilãncia à Saúde,na Ouvidoria em saúde e outras.
Como representante da Associação dos Cirurgiões Dentistas fiz parte do Grupo VI "Acolhimento na Saúde Bucal", onde debatemos a s propostas apresentadas em diversas Pré-Conferências.fizeram parte também desse Grupo temático, tres representantes da Divisão de Odontologia,  um membro da área administrativa da Divisão de Atenção Básica e um membro do Departamento de Urgência e Emergência na qualidade de gestores. Os cinco restantes do Delegados desse grupo representaram o segmento dos usuários.

As 10 propostas constantes do documento-base e mais duas de outros grupos temáticos, porém relacionadas com a saúde bucal , foram debatidas individualmente por todos os presentes no sentido de julgar a sua importância e viabilidade e depois votadas para consolidação no documento final para ser votado na plenária.
Dentre as propostas que foram aprovadas pelo grupo destaco duas que estão diretamente relacionadas às funções de TSB e ASB: a criação do cargo de Técnico em Saúde Bucal no plano de carreira,cargos e salários e a promoção de concursos públicos para contratação de TSB e ASB.

Após a conclusão dos trabalhos dos grupos temáticos, o documento final foi submetido à plenária que em discussão de ítens com pedidos de destaque e posterior votação, deliberaram sôbre a redação do documento final.
Após a plenária, houve a votação para eleição de conselheiros ligados a determinados setores, que comporão o novo CMS para o próximo biênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário