quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O crescimento de uma ASB na carreira funcional

Como eu escrevi em outra postagem, em 1990 eu tive minha primeira experiência com a formação de pessoal auxiliar em odontologia.
Premida pela necessidade de incorporar recursos humanos auxiliares em várias áreas da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão, promoveu um Recrutamento Interno para remanejamento de pessoal de outras áreas para a função de Auxiliar de Apoio à Saúde.
Aproveitando esse recrutamento, como Coordenador de Programas de Saúde Bucal, selecionei 15 servidoras para inscrição no Curso de Qualificação III - Habilitação Parcial em Atendente de Consultório Dentário, promovido pela administração municipal através do Projeto Larga Escala da Secretaria de Estado da Saúde.
Essas servidoras além de matricular-se nesse curso passaram a integrar o quadro funcional do Serviço Odontológico, e após a certificação emitida ao final do curso, foram reenquadradas no cargo de Técnico de de Serviço Odontológico.
Essa foi a primeira turma de Atendente de Consultório Dentário habilitada através de curso oficial na baixada santista, quando as formandas tiveram o direito de requerer o registro no Conselho Federal de Odontologia e inscrição no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
A par dessa capacitação e inclusão, sempre defendi a necessidade da educação continuada no processo ensino-aprendizagem como forma de buscar a excelência no trabalho desenvolvido junto à comunidade, e galgar novos degraus na carreira laborativa.
Hoje vejo com satisfação, a ascensão de uma dessas ex-alunas que após anos de trabalho como técnica,  lançou-se a novos estudos de pós-graduação na área de Gestão de Saúde Pública, com isso conquistando por merecimento um cargo de extrema importância na Prefeitura de Cubatão, na Ouvidoria da Saúde.
Esse serviço começou a funcionar há três meses e já apresenta um balanço positivo em sua atuação. Foram 87 manifestações, sendo crescente a cada mês a busca dos usuários do SUS por este canal que os integra à Secretaria Municipal de Saúde.
Lucia da Piedade Francisco Rocha é uma das minhas 15 ex-alunas de 1990 que hoje atua no cargo de Ouvidora da Saúde.


Lucia afirma que "esse órgão age como mediador  entre a população e a Secretaria da Saúde, buscando sempre oferecer uma atuação imparcial. Anotamos os elogios, as sugestões e, sobretudo, as reclamações. A Ouvidoria é exatamente para dar voz aos que utilizam os equipamentos públicos da saúde. Ouví-los é o mais importante passo para melhorar o atendimento do SUS”.
Ainda, segundo Lucia, as manifestações dos munícipes são apuradas, encaminhadas e a resolução, dependendo do caso, pode ser até imediata. Para situações mais complexas, o prazo de resolução é de 15 a 90 dias. O usuário precisa se identificar junto à Ouvidoria, mas, caso queira, no caso de denúncia por exemplo, seus dados pessoais serão mantidos sob sigilo no andamento interno de sua manifestação.
Esse acontecimento vem demonstrar a verdade com a qual procuro sempre motivar os alunos no sentido de nunca estagnar os seus estudos e procurarem sempre alcançar degraus mais altos através da educação continuada.
Parabéns Lucia!


Fonte das informações sobre a Ouvidoria da Saúde:  http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=4511:usuarios-do-sus-tem-ouvidoria-em-cubatao&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50




Um comentário:

  1. Obrigada pela lembrança. Mas não posso deixar de citar que tive no decorrer da vida pessoas que me incentivaram e acreditaram em mim, e o dr. Edelcio com certeza é uma delas. Recebi dessa administração a missão de implantar a Ouvidoria da Saúde de Cubatão e minha intenção é fazer uma ouvidoria séria e comprometida com a melhoria contínua dos serviços de saúde de meu município. Obrigado dr. Edelcio por fazer parte da minha vida.
    Lúcia da Piedade Francisco Rocha

    ResponderExcluir