terça-feira, 9 de agosto de 2011

UM SONHO QUASE IMPOSSÍVEL.QUASE!!!

Hoje sonhei um sonho quase impossível de se transformar em realidade.
A odontologia no topo da valorização.
Como ser possível concretizar esse sonho, se os principais atores, que somos nós, cirurgiões dentistas, odontólogos, estomatologistas, qualquer que seja o nome que se dê, não exercemos o nosso principal papel de valorizarmos a nós mesmos?
A cortina se abre e lá estão sempre como principais protagonistas da peça, os politiqueiros de sempre a interpretar a cena de que mais são capazes, a de iludir toda uma categoria de atores coadjuvantes inertes e desconhecedores da importância de uma boa representação que leve à inversão dos papéis.
E na cena do serviço público, o bandido que procura se caracterizar como o mocinho, deixa cair a sua máscara e expõe a sua verdadeira personalidade de algóz do servidor público.
E mais uma vêz somos iludidos na nossa vontade de ter um bom desempenho, e eis que no fechamento da cortina somos os verdadeiros derrotados.
Culpa deles? NÃO!!! Eles desenvolvem a sua performance tal e qual foi escrita pelo roteirista da história, roteiro esse que poderíamos modificar, alterar, transformar, mas não usamos os nossos argumentos para viabilizar essa mudança.
A palavra pode ser o nosso poder para mudarmos o rumo da história, mas nos recolhemos à insignificância à qual somos relegados e temos o mêdo de utilizar o nosso contraponto.
Resultado, conseguem o que sempre querem, que sejamos os ratos das frestas do palco, e acabamos nos contentando com as migalhas que nos destinam.
Acordem, profissionais da odontologia, somos tão importantes como qualquer outro ator da saúde, melhor ainda, em muitos casos os atores mais importantes da saúde.
Mobilizemo-nos, valorizemos as grandes armas que devemos sempre portar, o despertar da nossa capacidade de ação, ressuscitemos a nossa vontade de lutar, valemo-nos de nosso envolvimento no contexto da saúde e façamos prevalecer o objetivo principal no teatro de nossa vida profissional: a busca constante de nossa valorização.

SOMOS OS ARQUITETOS DO NOSSO VERDADEIRO DESTINO!!!

3 comentários:

  1. Brilhante seu texto! Agora é torcer para que os atores entrem nesse espetáculo diário com força e vontade de manter a saúde bucal sempre em cartaz.
    Condições para tanto todos nós temos. Vamos para a ação. O roteiro está disponível para quem acredita e luta.
    Maria Regina Amorim

    ResponderExcluir
  2. Momento de grande inspiração, após uma reunião sobre PCCS na ACDBS, Regina. Mas, nós, funcionários públicos precisamos acordar e como o tema da palestra em Praia Grande sairmos da acomodação direto para grandes mudanças no cenário da saúde pública.

    ResponderExcluir
  3. Talvez fossemos o bandido de nós mesmos quando ao invés de procurarmos no dia a dia de nosso trabalho as verdadeiras razões de nossos valores, lutamos só e tão somente por valores financeiros, despreocupando-nos dos primeiros passos que levariam a turba do poder a pensar no quanto somos necessários.

    Talvez fosse bem aí!

    Não nos sentimos tão necessários.

    Temos valores sim, mas quais?

    Mais uma vez você acertou Edélcio.

    Discutir nossos verdadeiros denodos, mais uma vez, talvez nos faça enxergar aquilo que só seria apenas um de nossos apegos.

    ResponderExcluir