segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reunião da Agência Regional de Saúde em Cubatão.


Participei na última segunda-feira, 22/08/2001, da reunião mensal da Agência Regional de Saúde representando o Dr. Braz Antunes Matos Netto, Presidente da ACDBS, que é parte integrante desse órgão que congrega a Diretoria Regional de Saúde 4, as Secretarias Municipais de Saúde, Associação dos Médicos de Santos, Sindicato dos Médicos de Santos e a nossa Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista que representa as entidades odontológicas na ARS.
A Professora Marcia Rosa, Prefeita de Cubatão na qualidade de anfitriã do evento, abriu a reunião desejando as boas-vindas a todos os participantes, passando a seguir a palavra ao Dr. David Uip, Coordenador da Agência que conduziu os trabalhos, de forma a contemplar as exposições e pedidos de todos os Secretários Municipais de Saúde dos nove municípios da região metropolitana, alem do Dr. Marco Botteon Neto, Diretor do DRS 4 e do Prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini.
Em seu pronunciamento, o Assessor Especial David Uip falou sobre a recente vista do Governador Geraldo Alkmin à região, quando anunciou a liberação de verba de R$ 90 milhões para alavancar o setor da Saúde Pública nos nove municípios da baixada santista.
Nesta reunião, o processo de debates foi centrado na busca de meios de resolução dos problemas existentes no setor de urgência e emergência, criando-se alternativas de nível metropolitano como saída para o impasse. A solicitação principal foi unanimidade de todos os municípios, no sentido de regionalizar a Central de Regulação de Vagas da Rede Pública Regional de Saúde, no momento centralizada em São Paulo.
O município de Cubatão, que já foi contemplado com a construção de Unidade Básica de Saúde, pelo Ministério da Saúde  requer, com urgência, liberação de recursos financeiros para a construção de um novo Ambulatório de Especialidades, em face do prédio atual estar condenado, e o pedido foi formalizado ao Dr. David Uip, que o submeterá à análise da Secretaria de Estado da Saúde, para posterior liberação de recursos financeiros.
Em outro ítem da pauta, o Coordenador da ARS, enfatizou a necessidade do Govêrno Estadual voltar as  suas intenções para o estabelecimento de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os profissionais de saúde que atuam a nível de estado, e em seguida extender essa atenção a nível regional.

No que se refere aos profissionais da área odontológica, falando em nome do Presidente da ACDBS, Dr. Braz, expuz aos presentes a instituição de uma Comissão dentro Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva que vai realizar estudos e apresentar propostas relativas ao PCCS, investimentos em Equipamentos de Saúde Bucal e um Projeto de Educação Continuada de apoio os profissionais da odontologia ligados aos serviços públicos de saúde.

Encerrando, o representante do governador enfatizou "A nossa preocupação é a de trabalhar a Saúde na Baixada Santistas de forma metropolitana, sem qualquer tipo de bandeira partidária".




Nenhum comentário:

Postar um comentário