segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Curso de TPD no Instituto Educacional Lupe Picasso

Tiveram início hoje, no Instituto Educacional Lupe Picasso, as aulas da primeira Turma do Curso de Formação de Técnico em Prótese Dentária.
Após o sucesso com o Curso de Técnico em Saúde Bucal lançado em 2008 e que está no final de sua terceira turma, o IELP, através da Coordenação de Cursos Técnicos, inicia mais esse importante curso voltado para a área odontológica que tem objetivo de formar TPDs para ingresso no mercado de trabalho privado e público.
Os alunos, ao final do curso receberão um certificado que os credenciará a requerer o registro no Conselho Federal de Odontologia e inscrição no Conselho Regional de Odontologia, habilitando-os ao exercício dessa importante profissão de apoio aos cirurgiões dentistas.
O exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária foi regulamentado através da Lei nº  6.710 de 25
de novembro de 1979, consolidado pela Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia. Nesse mesmo documento instituído e aprovado pelo Conselho Federal de Odontologia foi regulamentada, ainda, a função de Auxiliar de Prótese Dentária.
A fim de possibilitar uma boa formação, a Coordenação de Cursos Técnicos instituiu uma Estrutura Curricular com a inclusão de um currículo obrigatório de disciplinas, dividido em 3 módulos:
MÓDULO I
Materiais e Equipamentos de Prótese
Anatomia e Escultura Dental
Anatomia e Fisiologia da Cabeça
Prótese Total
Ambientação – Legislação - Ética profissional

MÓDULO II
Anatomia e Escultura Dental
Prótese Total
Prótese Ortodôntica
Prótese Parcial Removível
Prótese Parcial Fixa

MÓDULO III
Prótese Total
Prótese Fixa e prótese sobre implante
Prótese Parcial removível
Prótese ortodôntica

Além das disciplinas técnicas correlatas à profissão, foi incluída a disciplina de Ambientação - Legislação - Ética Profissional, com o objetivo de integrar o aluno no campo da Prótese Dentária, proporcionando contato com profissionais e empresas da área no ambiente nos quais atuarão futuramente, contextualizando um trabalho na área da saúde comprometido com princípios de biossegurança, legislação e ética profissional.
O curso tem como Coordenadora a Professora Maria Regina da Silva Amorim, e conta entre Cirurgiões Dentistas  e TPDs, professores renomados já pertencentes ao corpo discente do IELP e técnicos da área atuantes em Santos.
Para as aulas práticas a escola montou um laboratório de prótese dentária com todos os requisitos para o desenvolvimento das aulas práticas.
Com mais essa opção de cursos técnicos, essa importante instituição de ensino fortalece o processo de formação técnica voltado para a capacitação de pessoas interessadas em ingressar num mercado de trabalho promissor, em face do crescimento de vagas proporcionado pelo Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde com a viabilização da implantação de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
Parabéns à Luciene Picasso, Diretora da escola, por mais essa importante iniciativa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário