quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ESTUDANTES DE TIETÊ/SP PASSAM POR AVALIAÇÃO BUCAL

Aproximadamente 150 estudantes devem passar por avaliação bucal (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)
Aproximadamente 150 estudantes devem passar por avaliação bucal (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)
 
 

Estudantes da rede municipal de Tietê (SP), devem passar por uma avaliação bucal. O programa promovido pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Departamento Regional de Saúde deverá atender 150 alunos com idades entre 5 e 12 anos que estão matriculados em 19 unidades escolares.
O projeto faz parte de um levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal. Na avaliação, os dentistas verificam gengiva, cáries e também fazem uma análise periodontal.
O diretor do departamento odontológico de Tietê, Ênio Geraldo Saccon, explica que o objetivo é ter uma análise das condições de saúde bucal dos escolares. “No caso das crianças com cinco anos, elas já têm uma dentição decídua completa, então, faremos uma avaliação dessa dentição. Já no caso das crianças maiores, as que já têm dentição permanente, faremos a avaliação para avaliar as condições da saúde bucal” afirma.
Ainda segundo o diretor, após a coleta dos dados, caso algum dos alunos necessite de tratamento, os pais ou responsáveis são comunicados. “O levantamento epidemiológico é feito para avaliar as condições. O tratamento posterior nós vamos realizar e estamos orientando os pais para que procurem depois o sistema de saúde do município”, ressalta.
A diretora de uma das escolas onde o levantamento está sendo feito, Maria Santarem Bertanha, o levantamento vem contribuir com um trabalho de conscientização que a unidade já faz desde o começo do ano. “A gente trabalha em uma parceria, então, os pais também em casa precisam estar atentos a tudo o que acontece na escola e, principalmente, com a higienização das crianças”, afirma.

Orientações
De acordo com a dentista Priscila Silveira Fontes, de Itapetininga (SP), reforça que, em casa, os pais devem estar atentos ao hábito de escovação das crianças. Na fase da infância, é importante a higiene bucal, principalmente após a ingestão de mamadeiras antes de dormir.
Segundo a especialista, a falta de higiene vai provocar cáries. “As cáries provocam uma destruição do dente. Elas são formadas pelo acúmulo de placa bacteriana, além do resto dos alimentos. As bactérias transformam os restos de alimentos em ácidos e esses ácidos destroem os dentes formando os buracos que são as cáries”, explica.
Priscila destaca que mesmo os leites não permanentes, os chamados ‘dente de leite’ precisam de cuidados. “Esses dentes de leite são dentes importantes e que precisam de cuidados. Eles contribuem para o crescimento e desenvolvimento do rosto, são importantes para a mastigação e também para manter o espaço dos dentes permanentes que estão por vir”, ressalta.
Para incentivar as crianças no hábito da higienização bucal, os pais devem buscar maneiras para incentivar. “É muito importante que os pais tenham a orientação adequada para fazer as crianças terem o hábito de escovação. É preciso ter o tamanho certinho da escova de dente e o creme dental adequado para cada idade”, comenta.

Uso de mamadeira e chupeta
A dentista ressalta que, além dos cuidados com a higiene bucal, os pais devem estar atentos a problemas de formação da dentição, principalmente, os ocasionados pelo uso frequente e prolongado de mamadeiras e chupetas.
Priscila ressalta que as crianças podem apresentar uma má formação da mordida, ou seja, que os dentes de cima e os dentes de baixo não conseguem fechar. “Isso também pode ser provocado pela interposição da língua, ou seja, quando a língua vai para frente. Quando acontece esse problema na dentição, a criança não consegue fazer a apreensão dos alimentos e nem cortar. As crianças que apresentam essa má formação podem ter uma alteração psíquica emocional. A criança fica envergonhada, não quer tirar foto e se excluí. Os pais têm que levar as crianças ao dentista para ver tanto as cáries como a má formação do osso que está formando e os dentes”, alerta.
 
FONTE: G1 Itapetininga e Região

2 comentários:

  1. Pena que muitos dentistas não acreditam no Tratamento Restaurador Atraumático. Realizamos em Itaquera, região leste de São Paulo e percebemos que a longo prazo o trabalho surtiu efeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não quer dividir com os meus leitores a sua experiência, Acacio? Envie um texto para: franselmo@gmail.com.
      Assim poderei publicar no Blog.

      Excluir