quinta-feira, 13 de março de 2014

A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO NO CURSO DE ASB DA APCD DE SANTOS

No dia 08 de março último, ministrei as minha primeiras aulas para a 18ª Turma do Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal da ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD.

Na oportunidade pude desmonopolizar o meu saber com as novas alunas, tendo como missão transmitir-lhes conceitos sobre Ética Profissional e Código de Ética Odontológica; Perfil de Competências e Regulamentação das Profissões de TSB e ASB à luz da Lei Nª11.889 de 24 de dezembro de 2008; Saúde Coletiva - Histórico e Desenvolvimento do Sistema de Saúde e Saúde Bucal no Brasil desde o seu Descobrimento passando pela chegada da Corte Portuguesa em nosso país, e início da República; realização das Conferências de Saúde e  Saúde Bucal; Ações Integradas de Saúde e SUDS e, finalmente a implantação do SUS - Sistema Unificado de Saúde de acordo com as diretrizes emanadas da Constituição Federal de 1988 e os avanços obtidos até os dias atuais na prestação de serviços de saúde à comunidade cidadã.
Apresentei as grandes transformações advindas da reorganização do sistema, com a municipalização da saúde e seus reflexos no processo de vida dos cidadãos brasileiros e os prognósticos para o futuro. Como prova da importância das medidas implementadas através do SUS, tive a oportunidade, de apresentar várias experiências exitosas vivenciadas durante a minha vida profissional enquanto servidor e gestor público de saúde.

Desejo às novas alunas um ótimo aproveitamento nesse que é um dos melhores cursos de ASB do Estado de São Paulo e um futuro promissor na futura carreira!



Um comentário: