sábado, 15 de março de 2014

PREFEITURA DE PARINTINS/AM PROMOVE GRANDE INVESTIMENTO EM AÇÕES COLETIVAS EM SAÚDE BUCAL

Temas sobre saúde bucal marcam abertura da campanha de Saúde na Escola em Parintins

Fotos: Marcondes Maciel

A entrega de kit’s higiene bucal com creme preventivo, escova de dente, fio dental e orientação sobre as precauções para evitar o surgimento de cáries marcaram a abertura da campanha de Saúde na Escola, com ênfase para a higiene bucal das crianças da rede municipal, na manhã desta sexta-feira, 14 de março. O evento aconteceu no centro infantil Mirinópolis e contou com a participação da secretária de Saúde e odontóloga Rainez Rocha, profissionais de odontologia, professores e alunos da rede municipal de educação.
 
De acordo com a secretária Rainez Rocha, nesse primeiro momento serão contemplados os seis primeiros centros de educação infantil que somam cerca de 1.390 crianças atendidas. A secretária explica que a meta da administração do prefeito Alexandre da Carbrás e do Ministério da Saúde é atender mais de 17 mil alunos entre 02 a 05 anos de idade da rede pública, por meio do programa de saúde bucal. A campanha irá se estender também para os alunos do ensino fundamental e ensino médio.
 
A secretária Rainez Rocha assegura que o programa Saúde na Escola desenvolve ainda outras ações específicas como exame de vista, avaliação nutricional e antropométrica, direitos reprodutivos, entre outros. “São vários temas-eixos trabalhados no decorrer do ano em todas as escolas e para todas as faixas etárias. Essa é a determinação do prefeito Alexandre da Carbrás que cumpre as diretrizes do Ministério da Saúde”, assegura Rainez Rocha. “Serão realizadas palestras de educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor e distribuição de escovas, creme dental e fio dental”, ressaltou a secretária.
 
Para a gerente do programa Saúde na Escola, Verenize Brandão, as ações desenvolvidas com os alunos da rede pública de educação se estenderão com exame epidemiológico para identificar os agravos em saúde bucal correspondentes à cárie e doenças como inflamação na gengiva. Caso sejam detectados necessidades de tratamento mais específico os alunos serão encaminhados para as unidades de saúde do município para que sejam tratados clinicamente.
 
Verenize informa que as crianças e os pais serão chamados para receber orientação sobre higiene bucal e outros problemas de saúde. A diretora do centro de educação infantil Mirinópolis, Iraney Souza, afirma que ações como essa são importante para que as crianças cresçam com uma saúde de qualidade. “A criança quando adquire o conhecimento é disseminadora de informação e isso é bom para a formação de cada um”, disse a diretora.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário