domingo, 16 de março de 2014

ABCD REALIZA CAMPANHA PARA DETECÇÃO PREOCE DO CÂNCER BUCAL



ABCD realiza campanha na Av. Paulista contra
câncer bucal, que mata mais de 4 mil/ano

Doença tem mais de 14 mil novos casos no Brasil anualmente, mas diagnóstico precoce aumenta chances de cura. Ação acontece em frente à Fiesp, na segunda-feira (17), às vésperas do Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI) e promovido no Brasil pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD)
 
Na próxima segunda-feira (17), das 8h às 15h, na Av. Paulista, um grupo de cirurgiões-dentistas recrutados pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) prestará atendimento gratuito à população para exames de detecção precoce de câncer bucal, encaminhando os casos identificados para tratamento na rede pública. Também serão distribuídos kits de higiene bucal às pessoas atendidas. A ação, que acontece em um consultório odontológico móvel estacionado à frente da sede da Fiesp, na saída da estação Trianon-Masp do metrô, faz parte da campanha do Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março, instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) e realizada no Brasil pela ABCD. Além da gravidade da incidência do câncer bucal, o Brasil ainda sofre com uma série de outros problemas bucais – cerca de 56% das crianças com 12 anos têm dentes cariados. Veja mais dados abaixo.
O Dia Mundial de Saúde Bucal 2014 está sendo comemorado em 75 países, sendo a ABCD a representante do Brasil no plano global. Para o presidente da entidade, Silvio Cecchetto, a campanha tem o objetivo de orientar a população e de mobilizar a odontologia nacional. “Trata-se de um esforço conjunto de diversas frentes odontológicas – entidades, empresas, cirurgiões-dentistas – em favor da promoção da saúde bucal, que ainda é uma grande demanda da população. Temos testemunhado importantes avanços no acesso ao cuidado odontológico, mas precisamos cuidar para que esses avanços cheguem a todos os brasileiros, de maneira irrestrita”, defende. A exemplo da ação de segunda-feira em São Paulo, diversas atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde Bucal serão realizadas pelas seções e regionais da ABCD em todas as regiões do País.
Ao lado da ABCD, organizadora brasileira do evento mundial, participam da ação como parceiros a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), o Sindicato das Indústrias de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médico e Hospitalares do Estado de São Paulo (Sinaemo), a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), o Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia (IPM), a Associação Paulista de Protéticos (ApdespBR) e todas as unidades da ABCD nas cinco regiões brasileiras, além das regionais da APCD no Estado de São Paulo, totalizando cerca de 100 unidades. Os kits de higiene bucal que serão entregues à população foram doados pela Oral-B, Colgate e Johnson & Johnson, e os materiais para procedimento pela Dental Cremer.
Dados da saúde bucal no Brasil e no mundo
Na África, há 1 cirurgião-dentista para cada 150 mil pessoas. Na Etiópia é um dentista para cada milhão. Cerca de 140 mil pessoas, principalmente na África Subsaariana, América do Sul e Ásia, são afetadas por Noma (cancro oral, não obrigatoriamente comunicável às autoridades), doença desfigurante, mortal mas negligenciada, que afeta principalmente crianças e que é responsável por uma taxa de mortalidade de 80% dos casos. No Brasil, o problema não é a quantidade de cirurgiões-dentistas (254 mil), mas sua distribuição irregular nas várias regiões, com densidades e níveis econômicos variáveis da população.
Câncer bucal no Brasil
* Ele é pouco conhecido, costuma ser diagnosticado tardiamente e, no Brasil, já começa a ganhar contornos de verdadeira epidemia. Segundo o Inca, mais de 14 mil novos casos de câncer bucal são registrados por ano, a maioria entre homens.
* São mais de 4 mil mortes por ano
* SP é o estado campeão nesse tipo de incidência: mais de 3 mil novos casos anualmente
* O Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal do mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia
* Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% das mortes por câncer são causadas pelo consumo de tabaco ou álcool, por maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções
Condições de saúde bucal
* 90% da população mundial terá alguma doença bucal ao longo da vida, desde cárie a doenças periodontais e câncer bucal
* Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais
* 60% a 90% das crianças em idade escolar, no mundo, têm a doença cárie
* Dor de dente é a razão número um para o absentismo nas escolas em muitos países
* Embora a carga de doenças bucais esteja diminuindo nos países desenvolvidos, as complicações periodontais estão se tornando mais comum, especialmente em pessoas mais velhas. Principais fatores de risco como o tabaco e o consumo de álcool e uma dieta rica em gordura, sal e açúcar contribuem para uma série de doenças crônicas, incluindo doença bucal
* O principal cuidado individual com a saúde bucal é a prevenção, com escovação duas vezes ao dia, com creme dental com flúor e visitas regulares ao cirurgião-dentista
* Há mais de um milhão de cirurgiões-dentistas qualificados em todo o mundo que, usando tratamentos dentários modernos, podem restaurar quase todas as funções e estética de uma dentição saudável. No entanto, eles não estão distribuídos igualmente ao redor do planeta, deixando muitas das regiões mais pobres e mais carentes com menos de um cirurgião-dentista para uma população de 300 mil pessoas”, aponta a presidente da FDI, ressaltando o esforço conjunto que precisa ser feito para vencer esse desafio. O Brasil tem 1/4 dos cirurgiões-dentistas do mundo
* No Brasil, 56% das crianças com 12 anos têm cárie - cerca de 1,6 mi de crianças nessa idade
* O número médio de dentes atacados por cárie  é de 2,1, com variações por regiões

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário