quinta-feira, 20 de março de 2014

MANHUAÇU/MG INCORPORA MAIS DUAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL

 

O Governo Municipal de Mahuaçu, Estado de Minas Gerais, lançou duas unidades de saúde bucal para os bairros Nossa Senhora Aparecida e Petrina. As equipes iniciam suas atividades dentro da política municipal de saúde e seguem os padrões nacionais, com atendimento a grupos prioritários, demanda programada com levantamento de necessidades, palestras educativas e atividades preventivas.
Estiveram presentes no evento, o Prefeito Nailton Heringer, o Coordenador do Setor de Saúde Bucal do município, Keller Filgueiras, o Secretário Municipal de Saúde, José Rafael de Oliveira, os vereadores Cabo Anízio e Gilson César da Costa, representantes das Secretarias Municipais, imprensa e da sociedade.
Mais duas unidades de saúde bucal foram autorizadas a funcionar pelo Conselho Municipal de Saúde. Uma unidade está em fase de implantação no distrito de Vilanova e outra aguarda processo de licitação para atender o bairro Ponte da Aldeia. Além do atendimento básico as novas equipes oferecem outros tratamentos especializados.
A Cirurgiã-Dentista da equipe do bairro Nossa Senhora Aparecida, Juliane Pimentel, informou que os atendimentos realizados pela unidade são restauradores e preventivos. A área de cobertura da equipe abrange os bairros Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, em um total de 4.154 habitantes.
A coordenadora da equipe do bairro Petrina, Tania Mara, informou que a população da área de abrangência é de 3.858 pessoas e atende os bairros Petrina e Sagrada Família. A unidade de saúde também realiza outros procedimentos como atendimento a mulher, aplicação de vacinas e coleta de sangue.

AMPLIAÇÃO DA COBERTURA
Em seu pronunciamento, o coordenador do setor, Keller Filgueiras, informou que a demanda espontânea também faz parte do atendimento com menor ênfase. Nela são alocados menor número de horas de serviço, com dois turnos semanais.
A cobertura populacional subiu para 22,56%, em 2013. Keller ressaltou os resultados que as unidades trazem para as comunidades e a estratégia iniciada pelo Governo Federal em 2003, que visa ampliar o atendimento das equipes de saúde bucal para 100% das comunidades que possui de saúde familiar.
Com a aquisição das novas unidades, Manhuaçu passa a ter uma cobertura maior em termos populacionais. A iniciativa do Governo Municipal em contemplar a saúde bucal proporciona um grande avanço em termos de estratégia de saúde bucal.
O vereador Anízio, representado o Poder Legislativo, parabenizou o governo Municipal pela implantação das duas unidades, a valorização da odontologia e o empenho em criar uma estrutura que atenda a todos com eficiência e as unidades irão beneficiar as pessoas que residem no local, pois é um bem de vida.
O secretário de Saúde, José Rafael de Oliveira Filho, lembrou do tempo em que buscava uma melhoria para a odontologia, e esperava desde Julho 1994, por essa transformação na odontologia municipal. “Fico emocionado ao ver a chegada dessas equipes de saúde bucal em Manhuaçu. Essa é uma conquista que aguardávamos há muito tempo e uma grande responsabilidade para os profissionais que irão atuar nesta área”, completou.
O prefeito Nailton Heringer destacou a determinação do coordenador Keller Filgueiras e do secretário José Rafael em elaborar diretrizes para proporcionar melhorias das condições de saúde bucal da população, através de ações coletivas de promoção de saúde. “Quando anunciaram a implantação dessas equipes, pedi que atendêssemos primeiramente as comunidades mais necessitadas. Estamos fazendo uma administração voltada para os que mais precisam. Desta forma, acreditamos estar cumprindo com o nosso papel primordial de servidores públicos”, destacou o prefeito.
Nailton relembrou a ampliação da cobertura do atendimento à população. De 2003 a 2012, existiam apenas três equipes para atendimento. Com as duas novas unidades, o município passa a atender 22,56% da cobertura da saúde bucal. Em breve serão inauguradas outras equipes em Dom Corrêa, Vilanova, Ponte da Aldeia e Engenho da Serra. As novas equipes proporcionarão um aumento de 42,65% na cobertura, porém o objetivo do Governo Municipal é desenvolver, em cada local de estratégia de saúde da família, equipes de saúde para alcançar 100% no atendimento.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário