quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fluoretação da água de abastecimento público no Estado de São Paulo

Muito interessante a matéria publicada no Portal Open, sôbre estudo realizado pela Cirurgiã Dentista  Renata Ximenez Alves, cuja pesquisa constou de sua dissertação de mestrado, tendo como orientador o professor Paulo Capel Narvai, titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
A pesquisa versou sobre o histórico da Fluoretação da Água de Abastecimento Público, desde o seu início em 1.956 na cidade de Marília.
Sabe-se que a adição de flúor na água potável é o meio mais efetivo e abrangente de prevenção à cárie dentária, por atingir a população que se beneficia de água tratada, conseguindo reduzir em até 60% a incidência da doença, porém, segundo o estudo, apesar de 100% dos municípios possuírem sistemas de tratamento, nem todos tem a adição do flúor.
O grande incremento da água fluoretada na maioria dos municípios aconteceu na década de 80, e, ainda, segundo a pesquisa, 15% da população do Estado de São Paulo não é atingida por esse método tão eficiente.

Quem tiver o interesse de conhecer maiores dados sôbre a pesquisa , deve acessar a página do Portal Open (  http://www.wwow.com.br/portal/) onde terá a oportunidade de ler a matéria na íntegra.

Um comentário:

  1. E ainda tem gente no mundo fazendo campanha para não adicionar flúor na água de abastecimento! Pode isto? Um verdadeiro absurdo!!!
    Vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZYjiWW7pv3E.

    ResponderExcluir