segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma Roussef e a Saúde Bucal

Está sacramentado pela decisão popular: Dima Roussef assume os destinos da nação brasileira a partir de 2.011, e quero aqui dizer que ela não foi a minha candidata. Apostei em José Serra pelos bons serviços prestados ao país, enquanto Ministro da Saúde, e destaco aqui a Portaria nº 1.144 de 28 de dezembro de 2.000, assinada por ele, que estabeleceu incentivo financeiro para a reorganização das ações de saúde bucal no Programa de Saúde da Família com a inserção da Equipe de Saúde Bucal composta pelo Cirurgião Dentista, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal com atribuições estendidas para contemplar essa estratégia.
É notório que a partir do govêrno do Presidente Lula, o incremento dessas ações se multiplicaram por todos os estados brasileiros, e, isso se deve principalmente a um gestor em saúde bucal coletiva indicado para assumir a Coordenação Nacional de Saúde Bucal vinculada ao Ministério de Saúde, com capacidade inata e de formação plenas, exigíveis para um cargo tão importante.
Com um grande poder de sensibilização o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, conseguiu consolidar em todo o país o projeto que conseguiu diminuir a pecha de  país dos desdentados.
A grande ampliação das  ESBs na Estratégia de Saúde da Família e a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas em todo o país, contribuíram para aumentar o acesso da população às ações básicas de saúde bucal e também garantir a inclusão de várias especialidades odontológicas nos programas públicos de saúde. Resta convencer aos gestores dos municípios que aderiram a esses programas, da legalidade exigida pelo projeto de montar as equipes com a incorporação plena dos profissionais que a compoem: o CD, o TSB e o ASB, e, que os salários sejam compatíveis com a responsabilidade que os cargos exigem e com as verbas repassadas para esse fim.
Esperamos que a nova presidente realize uma boa administração, e acreditamos que uma boa performance no setor saúde passa pela manutenção de Gilberto Pucca à frente da Coordenação Nacional de Saúde Bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário