sábado, 14 de maio de 2011

Iº ENCONTRO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA DA ACDBS: GRANDIOSO SUCESSO!



Após alguns dias ocupado com o balanço do Iº EOSC, finalmente tenho um tempo para escrever sôbre esse evento, que, com certeza, marcou época nos anais  da saúde coletiva da baixada santista. Foram quase dois meses de trabalho intenso, enfrentamento de barreiras, luta contra as adversidades, porem, o trabalho de uma equipe sólida, coesa, dinâmica e atuante, conseguiu sobrepujar todos os obstáculos.
Chegou o grande dia! Ansiedade! Nervosismo! Expectativa! Responsabilidade! Resultado: auditório lotado.
A grande divulgação surtiu efeito. Representantes de quase todos os municípios da região metropolitana(faltou apenas Mongaguá), entidades de classe, UNIMES, EPMO - Escola Paulista de Medicina Oral (grato pela presença, Dr. Rodrigo Bontempi).
Cumpre-me falar sôbre os patrocinadores que, com pequeno espaço de tempo para se planejarem,  se incorporaram nesse trabalho edificante: Útil Soluções,  Dental Prado, Dental da Cunha, Oral B, Útil Soluções, Laboratório Daudt,  São Camilo Cooperativa da Saúde, Instituto Educacional Lupe Picasso e CROSP.
Destaque, ainda, para a Universidade Metropolitana de Santos, que, através da Dra. Marcia Tubel, Diretora da Faculdade de Odontologia, nos abriu as portas e colocou toda a estrutura da Universidade a disposição do DOSC, contribuindo imensuradamente para a concretização do evento. 
Quanto à grade científica, tivemos no período da manhã, grandes apresentações como a  do Dr. Marco Manfredini, Conselheiro do CROSP, falando sôbre os Desafios da Odontologia na Saúde Coletiva no Ontem, iniciando pela odontologia de mercado que era restrita à assistência odontológica cujo objetivo era dar resposta às necessidades individuais, identificada apenas pelos instrumentos clínicos. Abordou o advento dos planos de saúde que transformou a saúde em mercadoria, culminando no movimento do dia 7 de abril deste ano em que a classe odontológica se envolveu no protesto contra a baixa remuneração oferecida pelos planos de saúde. Em seguida discorreu sôbre a Saúde Bucal Coletiva, que congrega a Atenção à Saúde Bucal e a Assistência Odontológica que tem como objetivo as respostas às necessidades coletivas, identificada por vários instrumentos. A fala de Manfredini foi coroada pela menção a David Capistrano Filho, grande sanitarista, Ex-Secretário de Saúde e Ex-Prefeito de Santos, como um grande guerreiro na humanização da saúde.

O Dr. Antonio Carlos Frias, professor da Faculdade de Odontologia da USP e atuante na rede de servicos públicos teve a incumbência de falar sôbre Os Desafios da Odontologia na Saúde Coletiva: HOJE, e na sua explanação abordou:
 Redução da prevalência dos agravos bucais;
Minimização das inequidades sociais;
Ampliação qualificada do acesso aos serviços de Saúde Bucal; e
Humanização dos serviços.

O Dr. Marcelo Bacci Coimbra, membro do Conselho de Gestão de Saúde no Município de Amparo, fêz um relato sôbre os Avanços e Desafios na Organização das Ações de Saúde Bucal dentro da Experiência de Amparo. Completou a sua exposição falando sôbre a busca da integralidade através das seguintes propostas:
  • Reconhecer o indivíduo como um ser biopsicosocial e não como um mero portador de uma enfermidade.
  • Tornar o saber técnico dos profissionais permeável à experiência e ao saber dos usuários, facilitando a construção do vínculo.
  • Contribuir para a autonomia e melhoria na qualidade de vida dos usuários.

O período da tarde foi contemplado com uma Mesa de Debates abordando sôbre: os Desafios da Odontologia na Saúde Coletiva...E Amanhã? 
Como primeiro espositor da mesa contamos novamente com a apresentação do Dr.
Marco Manfredini, na oportunidade representando o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, que abordando o tema central, apresentou um retrospecto da odontologia mo SUS - Avanços nos 7 anos do Brasil Sorridente, traçando um paralelo entre o Acesso aos Serviços Odontológicos em 2003, passando pela implantação da Política Nacional de Saúde Bucal em 2004 integrada em seu organograma por:

Reorganização da Atenção Básica em Saúde Bucal;
Ampliação e Qualificação da Atenção Especializada;
Assistência na Atenção Terciária;
Promoção e Prevenção;
Reestruturação e Qualificação; e
Vigilãncia e Monitoramento.

Falando sôbre o Amanhã, Manfredini apresentou as metas do Brasil Sorridente para 2011:



  • Alcançar 1.050 CEOs;
  • Implantar 500 novos sistemas de abastecimento de água;
  • Alcançar 24.000 mil Equipes de Saúde Bucal da ESF implantadas.




Em seguida, o Dr. Marco Botteon Neto, representou o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Dr. Giovanni Guido Cerri, tendo divulgado uma notícia auspiciosa para a classe odontológica de nossa região, anunciando a inclusão da representatividade da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista na Agência de Saúde da Baixada Santista, criada em janeiro de 2011, com o objetivo de planejar ações integradas para melhorar a saúde pública, estimular os trabalhadores da área com melhores salários, evitar a evasão, promover capacitação contínua e oferecer atendimento de qualidade nas unidades. O grupo é formado por representantes das nove Prefeituras, Estado, Universidades, Associação Paulista de Medicina e, agora pela ACDBS.
O terceiro expositor da mesa foi o Dr. Rogério Santos, Acessor Especial do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Dr. Paulo Alexandre Barbosa. Rogério apresentou como principal foco nos Desafios da Odontologia na Saúde Coletiva... E Amanhã?, o Reconhecimento das Prioridades, traçando um perfil da saúde pública na Região Metropolitana da Baixada Santista, ao apresentar uma Pesquisa de Opinião realizada em abril de 2011 pelo IPAT - A Tribuna "Avaliação da Saúde na Baixada Santista" onde na média referente aos nove municípios a classificação do atendimento odontológico foi:

Ótimo - 3,1%
Bom - 26%
Regular - 25,9%
Ruim - 9,8%
Péssimo - 6,5%
Não sei - 28%

Após as exposições, foi composta a Mesa de Debates com todos os palestrantes do evento, onde a platéia teve oportunidade de direcionar perguntas e questionamentos à Mesa, que, juntamente com as propostas formuladas pelos próprios apresentadores, serão transformadas em um Relatório Final a ser encaminhado ao Ministério da Saúde, Govêrno Estadual de São Paulo, Municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, Agência de Saúde da Baixada Santista, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e demais entidades representativas da Odontologia.

Esperamos que, alicerçados nesse relatório, os membros do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva, possam realizar gestões junto aos administradores municipais no sentido de implementar medidas que venham a contemplar as espectativas dos profissionais da área odontológica no tocante à sua valorização profissional e reverter na boa qualidade dos serviços prestados à população alvo.
Ao final quero agradecer à Pró Reitora Acadêmica da UNIMES, Vera Rafaeli, pelas palavras de carinho durante a Solenidade Oficial de Abertura e pela grande acolhida a todos os participantes do Encontro.

2 comentários:

  1. Caro amigo Edélcio, é uma drande alegria ter estado presente nesse momento histórico da saúde coletiva.
    O sucesso do evento deveu se principalmente pela sua capacidade de agregar pessoas e a sua inegável liderança nas ações de saúde bucal coletiva da nossa região. Parabens e vamos para o 2o, 3o, 4o.........
    Maria Regina
    Coordenadora dos cursos de ASB e TSB

    ResponderExcluir
  2. Com essa equipe maravilhosa, topo qualquer parada, Regina. Sem as minhas mulheres não sou nada.

    ResponderExcluir