sexta-feira, 20 de maio de 2011

UFRGS assina contrato para a construção de hospital universitário odontológico

Unidade atenderá até 700 pessoas por dia em todos os turnos e deve ficar pronta no início de 2013.

Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram em cerimônia realizada na última quarta-feira (17/4) o contrato para a construção de um hospital universitário odontológico. A unidade será destinada à formação de novos profissionais da área e ao atendimento à comunidade local pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento para a obra foi orçado a princípio em R$ 10,5 milhões com verbas dos ministérios da Saúde e da Educação. O hospital será construído onde hoje está localizado o estacionamento da Faculdade de Odontologia, em Porto Alegre. Segundo informou o Jornal do Comércio, o diretor da faculdade, Pautelis Varvaki, acredita que com a implantação do hospital, em breve será possível aumentar o número de vagas para novos estudantes.

A construção do hospital odontológico universitário possibilitará a expansão do atendimento à população, além da qualidade dos serviços prestados pelos estudantes. A capacidade de consultas passará dos atuais 400 para 700 pacientes por dia. Os serviços serão oferecidos nos turnos da manhã, tarde e noite e poderão atender a 144 pessoas ao mesmo tempo, no espaço que contará com 3 mil metros quadrados. A previsão é de que a obra seja inaugurada até fevereiro de 2013.

Fonte: odonto1.com

Meu comentário.
É mais uma ação que vem valorizar o papel da Saúde Bucal na promoção da saúde do cidadão brasileiro, dentro do Sistema Único de Saúde.
O investimento no estudante de odontologia no sentido de prepará-lo para o exercício da sua função nos serviços públicos, adquire característica importante na formação do Cirurgião Dentista voltada para a Saúde Bucal Coletiva.
Parabéns à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e que o seu exemplo seja seguido por outras univesrsidades do país voltadas para o ensino da odontologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário