sábado, 28 de maio de 2011

Braz tomou posse na Agência Regional de Saúde

Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs) e da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Santos, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto (líder do PPS) tomou posse na Agência Regional de Saúde (ARS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado de São Paulo que está buscando alternativas para a Saúde na Baixada Santista nesta segunda-feira (23), em Praia Grande (SP). Braz é o representante da ACDbs na ARS, já que é o atual presidente da Entidade que congrega os Cirurgiões-Dentistas e demais profissionais da Odontologia da Região.
Além da ACDbs, o Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande (Sindmed) também passou a integrar a ARS, através de seu presidente, Álvaro Norberto Valetim da Silva.
Braz e Álvaro foram antes da reunião fazer uma visita de cortesia no gabinete do prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, onde discutiram temas importantes para a Saúde do município.
Em seu discurso de posse na ARS, Braz destacou que os equipamentos de Saúde públicos da Baixada Santista necessitam de uma grande atualização. "Temos que melhorar os equipamentos para dar condições de trabalho ideais aos profissionais que atuam na Saúde pública em todas as nove cidades".
Braz também alertou as prefeituras da necessidade de desenvolver concursos públicos dentro das especialidades odontológicas. "Todas as prefeituras fazem concursos para cirurgiões dentistas. Mas, assim como a medicina, há na Odontologia algumas especialidades que não podem ser tratadas de forma genérica e por isso é essencial que sejam desenvolvidos concursos para profissionais especializados para que consigamos dar o atendimento de qualidade que a população necessita".
Ele também pediu a criação de novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) por toda a Baixada Santista. "Algumas cidades já possuem CEOs, e eles tem mostrado um excelente resultado. Essa experiência deve ser compartilhada por toda a Baixada Santista, para darmos um atendimento público em Saúde Bucal qualitativo em toda a Região".
A paralisação do Dia Internacional da Saúde (7 de abril), que contou com a participação da ACDBS e de todas as entidades médicas e odontológicas da Região contra o tratamento dado por alguns Planos de Saúde, foi citada por Braz em seu pronunciamento. "Os dentistas e os médicos estão juntos nessa e em outras manifestações que busquem a melhora do atendimento à população e da valorização do profissional que atua na Saúde". Na oportunidade, Braz apresentou Moção de Apoio na Câmara Municipal de Santos ao movimento.
Um único Plano de Cargos, Carreiras e Salários no setor público de todas as nove prefeituras da Baixada foi outro tema levantado por Braz. "Temos que construir um PCCS equivalente em toda a Baixada e que promova a isonomia salarial entre os profissionais de Saúde. Além disso, temos que rever as gratificações que são dadas aos profissionais. Elas são importantes e merecidas, mas não podem ser incorporadas".
A reunião da ARS foi presidida pelo presidente David Uip e contou com a presença dos prefeitos Roberto Francisco (Praia Grande), Milena Bargieri (Peruibe), Paulo Wiazowski (Mongaguá) e João Carlos Forssell (Itanhaém). Também compareceram à reunião os Secretários Municipais de Saúde Claudio França (São Vicente), Cássio Rosinha (Guarujá) e Adriano Bechara (Praia Grande), entre outros Secretários, além de Cesar Kabbach, de Peruíbe, Josiane Caetano, de Itanhaém, e Helder Esteves por Mongaguá. A próxima reunião da ARS acontecerá em São Vicente.


Meu Comentário


Em 25 de jameiro de 2011, eu inseri uma postagem neste BLOG, falando sobre a primeira reunião da então nominada Agência de Saúde da Baixada Santista cujo principal objetivo estabelecido era a busca de melhoria do serviço público de saúde da nossa região.
Um dos parágrafos do texto foi: "Hoje (ontem) saiu desta reunião o consenso de criar uma carreira regionalizada do profissional de saúde e levaremos isso para o governo (estadual)”, afirmou o coordenador do Comitê, David Uip, que é Diretor do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e também representante do estado no grupo".
Outro trecho da postagem a se destacar é: "Parte do quarto parágrafo diz “criar uma carreira regionalizada do profissional de saúde", enquanto que, no sétimo parágrafo está escrito “Ele ressaltou que há legislação capaz de respaldar a criação um plano regional bancado pelo estado, por meio do qual os médicos podem atuar nas redes dos municípios da região”.
Ora, a carreira da saúde, é representada por várias categorias profissionais que devem ser respeitadas nos planos de carreira, sem o que é impossível estruturar políticas de saúde que realmente alcancem êxito junto à população SUS-dependente.
A categoria dos Cirurgiões Dentistas, assim como, todas as categorias de nível superior e médio que fazem parte do quadro de atores sociais da saúde, tem papel importante e fundamental na sua promoção, proteção e recuperação, e, devemos ainda considerar que a boca é porta de entrada de inúmeras doenças sistêmicas.
A conclusão de tudo isso é que a odontologia não podia deixar de ser representada, para que pudéssemos desta forma lutar por nossos legítimos direitos, em face até de que havia sido apresentada nessa reunião a proposta de inclusão  representante da Associação Paulista de Medicina nesse órgão.
Saindo das palavras entramos em contato com o Dr. Braz, eu e a Dra. Renata Freitas, e este me solicitou que eu elaborasse uma minuta de ofício solicitando a inclusão da ACDBS na Agência.
O ofício assinado pelo nosso Presidente, foi encaminhado ao Governador do Estado e ao Secretário Estadual de Saúde de São Paulo e no dia 10 de maio último o Dr. Marco BotTeon Neto, representando o Dr. Giovanni Guido Cerri no I Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva da ACDBS, em sua exposição na Mesa de Debates, dava em primeira mão a notícia da inclusão da ACDBS na Agência de Saúde da Baixada Santista.
A posse do Dr. Braz no último dia 23, confirma a clara posição da classe odontológica da região metropolitana da baixada santista como categoria imprescindível no planejamento das políticas públicas de saúde voltadas para os seus municípios.
Parabéns ao Dr. Braz e a todos nós por mais essa CONQUISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário