domingo, 1 de maio de 2011

Novo serviço odontológico atenderá casos de traumatismo da cavidade bucal em Guarujá

Para o acolhimento adequado dos pacientes com traumatismos e deformidades faciais – adquiridas ou congênitas – a Prefeitura contratualizou com o Hospital Santo Amaro (HSA) o serviço de cirurgia buco-maxilo facial para o atendimento imediato aos casos mais complexos e urgentes da especialidade.
O serviço foi inaugurado na última sexta-feira (29),  no Hospital e contou com a presença da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; do presidente da sociedade Santamarense de Beneficência, Urbano Bahamonde Manso; e do secretário de Saúde, cassio Luiz Rosinha, e, ainda, da Coordenadora de Saúde Bucal de Guarujá, Ingrid Alves e da Coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Renata de Freitas Rodrigues.
“Este serviço irá somar com o atendimento ambulatorial já prestado pele rede municipal de Saúde através do CEO, que continua sendo referência ambulatorial em buco-maxilo. Agora, os pacientes não precisarão mais ser removidos para outros municípios para o atendimento terciário na área odontológica”, disse Ingrid Alves.
Os especialistas em traumatologia buco-maxilo facial que coordenarão o Centro de Atendimento Odontológico no HSA serão os dentistas Leandro Augusto de Jesus e Marcelo Cini. Ambos acreditam que o serviço irá otimizar a qualidade de vida da população.
“É fundamental um trabalho como este, uma vez que é a buco-maxilo é uma especialidade odontológica complexa e que, se não inserida dentro do contexto do cuidado com o politraumatizado, pode ocasionar transtornos como dentes amolecidos ou, até mesmo, a perda destes. Na pior das hipóteses, pode haver comprometimento mandibular e maxilar. O serviço em questão, implantado no Município, resulta numa maior satisfação clínica do paciente e evita a remoção do mesmo para outras localidades. Agora, não será mais necessário o pedido de referência para transferência do nosso munícipe. Ele será tratado, em todas as suas necessidades, aqui mesmo, em Guarujá”, ressaltou Marcelo Cini.
Os pacientes que necessitarem do serviço de cirurgia buco-maxilo facial serão, primariamente, avaliados pelos odontólogos do CEO e das Unidades de Pronto Atendimento que formam a rede municipal de Saúde e, então, encaminhados ao Serviço de Traumatologia Buco-maxilo Facial no Hospital Santo Amaro.
Os pacientes que forem encaminhados pela rede pública de Saúde ao HSA serão atendidos a partir desta segunda-feira (2) pela equipe de odontólogos especialistas que atuarão, em regime de plantão, 24 horas por dia.

Fonte: Portal da Prefeitura do Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário