quinta-feira, 30 de junho de 2011

MUDANÇAS E ACOMODAÇÕES

As atividades dos Cursos Técnicos do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco, através de sua Coordenadora, Dra. Maria Regina da Silva Amorim, e do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, através de seu Coordenador, Dr. Edélcio Francisco Anselmo, fizeram parte no dia de hoje, 30 de junho de 2011, do Programa de Educação Continuada dirigido aos Cirurgiões Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal lotados no quadro funcional da Seção de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Praia Grande. A convite da Coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Adriana Lisboa, estivemos no auditório da Secretaria de Saúde proferindo uma palestra sobre o tema Motivação Profissional, no intuíto de provocar um debate sobre os vários aspectos que influem positivamente na atuação da Equipe de Saúde Bucal.

Dra. Maria Regina, abordou com muita propriedade o binomio Mudanças e Acomodações, com o objetivo de alertar os participantes, da necessidade do enfrentamento dos desafios impostos no exercício da profissão odontológica nos serviços públicos de saúde.
A motivação na vida profissional passa pela assimilação da necessidade de mudanças, quando as ações tendem a se direcionar para uma rotina nociva e torna as atividades laborativas, insatisfatórias e passíveis de condução para resultados inexpressivos.
Vale acrescentar que mudar não significa apenas perda, mas acumula também ganhos no sentido de se formar um profissional mais capaz, mais eficaz, mais tolerante, mais flexível e com mais discernimento para assumir que "só o que está morto não muda".
Todas as mudanças que devem ser sugeridas e não impostas, pressupõem a atuação de um lider eficiente que coordena uma equipe coesa, para a execução de numa meta estabelecida, e que pode proporcionar a transformação de idéias de cada membro em propostas palpáveis para o alcance de resultados efetivos.

Nós, enquanto profissionais de uma área complexa da saúde, que depende, além da formação técnica , de  políticas de saúde, precisamos sair da posição cômoda e confortável de críticos contumazes e exercermos o nosso verdadeiro papel de protagonistas da história para colaboramos na viabilização de projetos que direcionam para firmar os preceitos da Constituição Federal e da Lei Orgânica do SUS que direcionam para a Promoção, Proteção e Recuperação da saúde do cidadão brasileiro. É claro que todas essas colocações se aplicam também nos serviços privados (consultórios e clínicas) pois a adoção do trabalho em equipe resulta em benefícios em todas as áreas de atuação na sociedade.
A velocidade com que as novas informações são veiculadas em todos os momentos, exige de nós a quebra de paradigmas ligados à acomodação, sob pena de permacermos na estagnação profissional.
A tomada de decisões de enfrentamento ao estado atual das coisas que tanto criticamos, nos leva a inserirmos a odontologia no patamar necessário à valorização profissional que almejamos.
Foi muito importante essa participação no projeto de educação continuada dirigido aos profissionais da odontologia pública de Praia Grande, e, cremos, Maria Regina e eu, termos contribuído para a acreditação nas mudanças que venham a ser implementadas.

Parabéns à Dra. Adriana pela feliz iniciativa, à ASB Maria Aparecida por acreditar no nosso trabalho voltado para a formação de pessoal auxiliar em odontologia verdadeiramente capacitado para o exercício da profissão dentro do amplo conceito com que a Lei 11.889 contemplou a esses profissionais, e, a todos os Cirurgiões Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal do município de Praia Grande, pela permissão que nos concederam de transmitir um pouco da nossa experiência e que os conceitos emitidos possam colaborar para a sua valorização profissional.

Um comentário:

  1. Bom dia prof,,gostaria de saber sobre o piso salarial e mais a insalubridade ,,como tb a carga horaria de ASB=RJ,,Sou uma e adoro o que faço,,so que preciso de mais informação,,,os meus direitos e deveres [o que uma asb deve e não deve fazer?? onde procurar,,meu email,,leacristina1@yahoo.com.br,,Atenciosamente ..obgd

    ResponderExcluir